Projeto vencedor do Prêmio Cientista Júnior será exposto em feira nacional em Minas Gerais
O Projeto de Lei nº 54/2019, apresentado pelo Executivo, especifica que a transferência será feita a partir de recursos da Secretaria de Educação para a Associação de Pais e Mestres (Apemem) da EMEF Presidente Washington Luiz, instituição do bairro Lomba Grande à qual estão vinculados os estudantes. O montante subsidiará inscrição, traslado, hospedagem, passagens aéreas e despesas com alimentação. A Apemem deverá prestar contas sobre a utilização da verba. Antes da votação, o presidente Raul Cassel (MDB) reuniu os demais vereadores no Plenarinho da Casa para explicar a necessidade de urgência na apreciação do texto.
Projeto premiado
Então estudantes do 5º ano, Enzo, Gustavo e Júlia, juntamente ao colega Pedro Linck da Silva, obtiveram destaque em 2018 durante a Mostratec Júnior com o projeto “O saneamento básico na zona rural”. Uma das quatro melhores pesquisas apresentadas por alunos de escolas hamburguenses, o trabalho foi agraciado com o Prêmio Cientista Júnior, incentivo financeiro concedido pela Câmara para a cobertura de despesas referentes à participação em outra feira em âmbito nacional. Com o subsídio, eles foram a Fortaleza em maio deste ano para a Expo Milset Brasil. Novamente premiados, eles garantiram credenciamento para a 3ª Femic.
Partindo da premissa de que o saneamento básico deve ser igual para todos, os estudantes promoveram a pesquisa traçando um panorama sobre as estruturas disponibilizadas em diferentes áreas da cidade. Por meio de conversas com moradores e profissionais, registros fotográficos, pesquisas e leituras, o grupo chegou à conclusão de que a zona urbana possui mais recursos e melhor infraestrutura, enquanto, na zona rural, as pessoas buscam estratégias alternativas, procurando melhoria da qualidade de vida. Antes de embarcarem à capital cearense, os alunos apresentaram os resultados da pesquisa aos vereadores durante sessão ordinária da Câmara.
A aprovação em primeiro turno
Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.