Projeto vencedor do Prêmio Cientista Júnior será exposto em feira nacional em Minas Gerais

por Jaime Freitas última modificação 17/07/2019 20h31
17/07/2019 – Autores do único projeto de escola municipal a receber da Câmara o Prêmio Cientista Júnior durante a Mostratec de 2018, os alunos Enzo da Silva, Gustavo Matana e Júlia Haack preparam-se agora para apresentar a pesquisa “O saneamento básico na zona rural” na 3ª Feira Mineira de Iniciação Científica (Femic), que ocorre entre os dias 13 e 16 de agosto na cidade de Mateus Leme. Para financiar a ida do grupo, acompanhado da professora-orientadora Jaqueline Fisch, a Câmara aprovou em regime de urgência nesta segunda-feira, 17 de julho, a concessão de subvenção no valor total de até R$ 6.080,48.
Projeto vencedor do Prêmio Cientista Júnior será exposto em feira nacional em Minas Gerais

Foto: Daniele Souza/CMNH

O Projeto de Lei nº 54/2019, apresentado pelo Executivo, especifica que a transferência será feita a partir de recursos da Secretaria de Educação para a Associação de Pais e Mestres (Apemem) da EMEF Presidente Washington Luiz, instituição do bairro Lomba Grande à qual estão vinculados os estudantes. O montante subsidiará inscrição, traslado, hospedagem, passagens aéreas e despesas com alimentação. A Apemem deverá prestar contas sobre a utilização da verba. Antes da votação, o presidente Raul Cassel (MDB) reuniu os demais vereadores no Plenarinho da Casa para explicar a necessidade de urgência na apreciação do texto. 

Projeto premiado

Então estudantes do 5º ano, Enzo, Gustavo e Júlia, juntamente ao colega Pedro Linck da Silva, obtiveram destaque em 2018 durante a Mostratec Júnior com o projeto “O saneamento básico na zona rural”. Uma das quatro melhores pesquisas apresentadas por alunos de escolas hamburguenses, o trabalho foi agraciado com o Prêmio Cientista Júnior, incentivo financeiro concedido pela Câmara para a cobertura de despesas referentes à participação em outra feira em âmbito nacional. Com o subsídio, eles foram a Fortaleza em maio deste ano para a Expo Milset Brasil. Novamente premiados, eles garantiram credenciamento para a 3ª Femic.

Partindo da premissa de que o saneamento básico deve ser igual para todos, os estudantes promoveram a pesquisa traçando um panorama sobre as estruturas disponibilizadas em diferentes áreas da cidade. Por meio de conversas com moradores e profissionais, registros fotográficos, pesquisas e leituras, o grupo chegou à conclusão de que a zona urbana possui mais recursos e melhor infraestrutura, enquanto, na zona rural, as pessoas buscam estratégias alternativas, procurando melhoria da qualidade de vida. Antes de embarcarem à capital cearense, os alunos apresentaram os resultados da pesquisa aos vereadores durante sessão ordinária da Câmara.

 

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.