Projeto sugere telemedicina permanente em Novo Hamburgo

por Tatiane Souza última modificação 31/08/2022 20h43
31/08/2022 – A Câmara aprovou nesta quarta-feira, 31, o envio de uma sugestão de projeto de lei à prefeita Fátima Daudt. O texto, elaborado pelo vereador Ito Luciano (PTB), propõe tornar permanente em Novo Hamburgo a prática da telemedicina. De acordo com a matéria, os atendimentos à distância ocorreriam apenas por decisão do paciente (ou seu representante legal) e do próprio médico. O projeto assegura aos profissionais o direito de optar ou não pelo serviço remoto, indicando a consulta presencial sempre que entender necessária. Com a aprovação unânime em votação única, a proposta segue agora para avaliação do Executivo.
Projeto sugere telemedicina permanente em Novo Hamburgo

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

O Projeto de Sugestão4/2022 define telemedicina como a transmissão segura de conteúdo audiovisual e de dados com informações médicas para a assistência, prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes. A matéria elenca algumas possíveis utilizações da modalidade, como atendimentos em locais de difícil acesso, consultas médicas à distância, troca de informações e opiniões entre profissionais, procedimento cirúrgico remoto, triagem, avaliação de sintomas e monitoramento de parâmetros de saúde e doença. O serviço remoto é previsto em resolução do Conselho Federal de Medicina desde 2002. 

Eliton Ávila (PTB) defendeu a proposta do colega de bancada.

 Benefícios da telemedicina

Em extensa e fundamentada justificativa, Ito Luciano defende a proposta como um complemento às atividades regulares do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. O parlamentar explica que a telemedicina pode acelerar o atendimento ao paciente sem prejudicar o serviço prestado. “A proposta apresentada não tem a finalidade de criar um ‘novo sistema’, e sim ampliar uma prática que já existe há anos e que é amplamente utilizada pela rede privada e pela própria rede pública em outras regiões do Brasil. Essa tecnologia não substitui as decisões médicas, pois são médicos que realizam o diagnóstico, e não ‘uma máquina’, garantindo um atendimento humanizado e agilidade para a população”, sustenta. 

Ao longo da defesa do projeto, o vereador destrincha ainda outros pontos favoráveis à adoção da prática. Confira alguns trechos da justificativa: 

- Acompanhamento e monitoramento de pacientes: “O acompanhamento de doenças crônicas por telemonitoramento consegue proporcionar mais qualidade de vida para os pacientes e menor custo para o SUS. A oferta do modo virtual aumentará, por definição, o acesso ao atendimento médico. Esse acesso é ainda mais fundamental para comunidades carentes, idosos, pessoas com dificuldade de locomoção e população carcerária. Antes mesmo do cenário pandêmico atual, o panorama local já carecia dessa atenção. Não podemos retroceder. Precisamos ir além e regulamentar de forma completa e permanente o atendimento por telemedicina, para que possamos inseri-lo efetivamente no dia a dia do Município.” 

- Redução de filas e tempo de espera: “A telemedicina tem o potencial de gerar economia de custos em saúde e facilitar a triagem prévia de casos, orientando o paciente a procurar, ou não, o centro de saúde correto para o atendimento a seu quadro especifico.” 

- Oferta de médicos e especialistas em locais remotos de difícil acesso: “O acesso dos pacientes aos cuidados em saúde é, sem dúvida, o ganho mais evidente que a telemedicina pode proporcionar. Levar para a população o atendimento especializado (em seus diferentes níveis e complexidades) é condição primordial para a incorporação de soluções em telessaúde. Do ponto de vista social, a telemedicina tem o potencial de democratizar o acesso aos serviços de saúde, integrando regiões remotas a hospitais e centros de referência.” 

- Melhor aproveitamento de infraestrutura e equipes: “Hoje, os pacientes procuram as unidades de saúde como primeiro passo, levando à impossibilidade de previsão da demanda e sua distribuição municipal. Para isso, uma agenda deve ser desenvolvida com o mais alto grau de descentralização, próxima da vida das pessoas. Através de agenda virtual, as unidades de saúde se beneficiam, porque podem se programar para uma demanda referida. Não se propõe neste projeto a criação e instalação de infraestrutura nova, equipamentos novos, desenvolvimento de aplicações novas, mas propomos a utilização do que já existe e está à disposição nos hospitais e unidades de saúde. Temos uma rede consolidada e estruturada para ofertar essa modalidade sem a necessidade de ampliar consideravelmente os custos.” 

- Agilidade na comunicação entre profissionais: “A telemedicina cria a possibilidade de oferecer suporte técnico de especialistas a médicos com menos experiência ou de outras especialidades. Ela também pode ser utilizada como ferramenta de treinamento para cuidadores e familiares de pessoas idosas ou acamadas.” 

- Fortalecimento do SUS e expansão da capacidade de atendimento: “A telemedicina surge como alternativa viável e imediata, permitindo o acesso de mais pacientes ao sistema de saúde, otimizando a utilização de mão de obra especializada, evitando desperdício de recursos, intensificando o acompanhamento remoto de pacientes e facilitando triagens prévias para evitar a superlotação do sistema. A economia de escala em saúde traz não só a redução de custos, mas também uma excelência na qualidade da assistência.” 

Projeto de sugestão

O expediente é utilizado para a indicação de matérias sobre conteúdos de iniciativa exclusiva da prefeita, abrindo discussão sobre todas as proposições encaminhadas pelos parlamentares, visto o interesse público das medidas. Depois de protocolado, o projeto é incluído na pauta da sessão seguinte, mediante requerimento, seguindo imediatamente para votação única durante a Ordem do Dia. 

registrado em: