Projeto que trata de cadastro de animais recebe parecer favorável da Cojur por ser de interesse social

por Maíra Kiefer última modificação 08/11/2021 16h11
05/11/2021 – A proposta parlamentar de criação de um cadastro virtual para adoção de animais em Novo Hamburgo, disponibilizado no site do Executivo, teve seu trâmite autorizado nesta semana pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (Cojur). Embora tenha recebido parecer de inconstitucionalidade da Procuradoria da Casa, por se tratar de matéria de competência da administração municipal, o presidente Gerson Peteffi (MDB) e o secretário Gustavo Finck (PP) avalizaram o prosseguimento do conteúdo para a análise da Comissão de Meio Ambiente e posterior apreciação em Plenário.
 Projeto que trata de cadastro de animais recebe parecer favorável da Cojur por ser de interesse social

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

Em que pese o parecer da Procuradoria desta Casa Legislativa, opinando pela antijuridicidade do projeto, deve ser considerado o interesse social que embasa a temática aqui tratada. Com efeito, tem-se como relevante a criação de um cadastro no município, como forma de facilitar o processo de adoção e também de doação de animais, considerando o caráter comunitário e humanitário”, destacou Finck, relator em substituição ao vereador Fernando Lourenço (PDT), licenciado na última quarta, 3, devido ao falecimento de sua mãe.

Além de ampararem a decisão de continuidade do PL nº 90/2021 na pauta das comissões devido à importância do tema, os parlamentares consideraram exequível a criação e manutenção do serviço por não demandar custos e ser possível torná-lo acessível no próprio portal institucional. Em sua justificativa, Cristiano Coller (PTB), proponente da proposta, argumenta que a ideia é incentivar a adoção responsável. “O abandono de animais nas ruas é um grave problema para Novo Hamburgo, sendo que muitas vezes são descartados por seus próprios tutores.”

Com parecer de juridicidade do corpo jurídico da Casa, outra proposição que recebeu o aval dos vereadores da Cojur foi o Projeto de Lei nº 87/2021, de Raizer Ferreira, que obriga maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares públicos e privados da cidade a aceitarem a presença de doulas sempre que solicitado pela gestante. O direito ao acompanhamento é válido durante o período pré-natal, trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. O vereador argumenta que a atuação da profissional é reconhecida e estimulada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Por sua vez, devido à inconstitucionalidade apontada pela análise da Procuradoria da Casa, o autor do Projeto de Lei nº 88/2021, Enio Brizola (PT), deverá ser notificado para apresentar impugnação no prazo de 10 dias. Pela proposta do vereador, fica assegurada a criação e atuação de grêmios estudantis em escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio da cidade. Os estabelecimentos educacionais deverão estimular a organização das entidades representativas dos alunos e assegurar espaço físico para a instalação de suas atividades. O parecer da procuradoria aponta que a matéria deve ser deflagrada pela União, pois trata da organização de entidades representativas dos estudantes de 1º e 2º graus. O documento cita ainda que essas questões já seriam regradas pela Lei Federal n.º 7.398/1985.

Debates anteriores

No encontro do dia 27, o grupo deliberou sobre o Projeto de Lei nº 85/2021, de Sergio Hanich – Serjão (MDB), que estabelece que os semáforos da cidade operem em sistema de alerta, com o sinal amarelo em modo intermitente, das 23h às 5h. Exceção seria feita a cruzamentos cujo fluxo de veículos e pedestres justifique o funcionamento padrão. Nesses casos, deverá haver decisão fundamentada da autoridade de trânsito. Com parecer favorável da Procuradoria e o trâmite da matéria autorizado, o conteúdo será averiguado pela Comissão de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (Coosp) na segunda-feira, 8. A previsão é que o PL seja apreciado em Plenário nos dias 29 de novembro e 1° de dezembro.

Assim como a proposição de Serjão, o Projeto de Lei nº 89/2021, de Gustavo Finck (PP), teve seu andamento permitido pelo colegiado, que amparou-se em parecer de juridicidade emitido pela Procuradoria da Casa. A proposta de instituir o Programa Bolsa Atleta em Novo Hamburgo foi reapresentada pelo autor. Com nova numeração, a matéria deverá percorrer novamente todas as etapas até sua apreciação em plenário.

Com número de bolsas definido pela secretaria, o PL nº 89/2021 mantém a previsão de apoio financeiro a esportistas não profissionais residentes em Novo Hamburgo. O Bolsa Atleta atenderá às modalidades olímpicas e paralímpicas, bem como outros esportes que integrem o quadro oficial de competições da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel). O apoio financeiro será concedido anualmente em até dez pagamentos mensais. O auxílio será garantido por meio de recursos do fundo municipal ligado ao setor.

Arquivamento

Contados do dia 27 de outubro, o vereador Ito Luciano (PTB) terá 10 dias para apresentar impugnação ao parecer de inconstitucionalidade exarado pela Cojur ao PL nº 86/2021. A proposição trata da reserva de vagas de empregos para as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar nas empresas prestadoras de serviços contratadas pelo Município. A antijuridicidade ocorre, segundo análise do colegiado, pelo fato de a iniciativa para o estabelecimento de normas gerais em licitações e contratos e Direito do Trabalho pertencer à União.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. A Cojur se reúne às quartas-feiras, a partir das 13h30, na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.