Projeto de restauro do Monumento ao Imigrante recebe apoio da Câmara
A proposta de restauro do Monumento ao Imigrante, localizado na sede da Sociedade Aliança, foi apresentada ao público no final de julho. Com o objetivo de conclusão já no próximo ano, durante as comemorações do bicentenário da Imigração Alemã, o projeto buscará financiamento por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Com mais de R$ 1,5 milhão autorizados para captação, a iniciativa está dividida em três etapas: obras de restauro e conservação do monumento, com adaptações à acessibilidade física, iluminação, paisagismo e ações de educação patrimonial; pesquisa e formatação de um memorial, resgatando a história da criação, construção e usos do monumento; e a apresentação de todo o conjunto em um evento à comunidade.
“O projeto pretende valorizar o monumento e a cultural local, tornando-o mais atrativo e interessante à visitação”, destaca Enio Brizola. A Moção nº 50/2023 será enviada à Secretaria Municipal de Cultura, à Associação de Moradores e Empreendedores do bairro Hamburgo Velho e à Sociedade Aliança, partes envolvidas na elaboração do projeto de restauro.
O que é uma moção?
A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.