Projeto aprovado estabelece tempo mínimo para o sinal amarelo em semáforos

por Luís Francisco Caselani última modificação 12/12/2022 23h22
12/12/2022 – Os vereadores hamburguenses aprovaram por unanimidade nesta segunda-feira, 12, projeto de lei apresentado por Inspetor Luz (MDB) que regulamenta o tempo de transição do sinal verde para o vermelho nos semáforos da cidade. A proposta estabelece que a luz amarela permaneça acesa por períodos de quatro a cinco segundos. O parlamentar defende que o trânsito intenso das ruas e avenidas de Novo Hamburgo não suporta intervalos menores.
Projeto aprovado estabelece tempo mínimo para o sinal amarelo em semáforos

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Reformado por emenda protocolada pelo próprio autor, o Projeto de Lei nº 73/2022 determina, na prática, que o sinal amarelo tenha duração mínima de quatro segundos. Pelo texto da matéria, é possível que a Prefeitura adote tempos maiores. No entanto, regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) impede que o intervalo exceda cinco segundos. “O tempo de transição, quando ínfimo ou distorcido, acaba por gerar um maior índice de acidentes e infrações de trânsito, devido ao intenso fluxo de veículos que trafegam no município, especialmente no centro da cidade”, acrescenta Luz.

Leia também: Projeto defende uso de energia solar em semáforos

Apesar da aprovação unânime em primeiro turno, a matéria ainda passará por nova votação nesta quarta-feira, 14, antes do envio para avaliação do Executivo. Mantida a decisão em plenário e havendo a sanção da prefeita Fátima Daudt, a norma passará a valer 120 dias após sua publicação.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.

registrado em: