Projeto aprovado amplia responsabilidades do Executivo na gestão do transporte coletivo

por Luís Francisco Caselani última modificação 04/07/2022 23h25
04/07/2022 – Em regime de urgência, a Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 4, em primeira votação, projeto de lei do Executivo que amplia suas atribuições na gestão do transporte público municipal. O texto incumbe à Prefeitura a exploração, direta ou indireta, de serviços de transporte coletivo, a comercialização de espaços publicitários em ônibus, paradas e terminais, a venda de passagens e a administração de sistema de bilhetagem eletrônica. A matéria foi tema de audiência pública na última quinta-feira, 30.
Projeto aprovado amplia responsabilidades do Executivo na gestão do transporte coletivo

Foto: Daniele Souza/CMNH

Na justificativa, o Executivo explica que um dos objetivos do Projeto de Lei Complementar nº 2/2022 é sanar uma dúvida interpretativa atrelada à publicação da Lei Municipal nº 3.298/2021, que direcionou a execução desses serviços à Companhia Municipal de Urbanismo (Comur). Antes da votação em plenário, a procuradora-geral do município, Fernando Luft, participou de reunião com os vereadores para tirar dúvidas relativas à proposta. Líder do Governo na Câmara, Raizer Ferreira (PSDB) explicou que o PLC dará maior lisura ao processo licitatório para a renovação do transporte público na cidade. “É importante aprovarmos a matéria para aumentarmos a segurança jurídica”, corroborou Enio Brizola (PT).

Leia também: Vereadores criticam decisão do TJRS que suspendeu licitação do transporte coletivo

Os progressistas Felipe Kuhn Braun e Gustavo Finck salientaram que costumam ser contrários aos pedidos de urgência, por atrofiarem o debate, mas reconheceram a importância de acelerar o processo. “Precisamos dar uma resposta à população, que precisa de um transporte de qualidade”, afirmou Finck. “Hoje, o transporte público na nossa cidade está sucateado, totalmente adverso à necessidade do povo”, sintetizou Fernando Lourenço (Avante).

Apesar da aprovação unânime, o PLC ainda passará por nova votação nesta quarta, 6, antes de retornar às mãos da prefeita Fátima Daudt para sanção e publicação.

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.