Projeto aprovado amplia Conselho Municipal de Desburocratização

por Tatiane Souza última modificação 21/06/2022 00h16
20/06/2022 – No final do ano passado, a Câmara de Novo Hamburgo aprovou a criação do Conselho Municipal de Desburocratização e Empreendedorismo. O colegiado, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, foi projetado inicialmente como um grupo de oito membros, sendo quatro representantes do Executivo, três da sociedade civil organizada e um do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae RS). Nesta segunda-feira, 20, os vereadores aprovaram projeto de lei que abre espaço para outros seis conselheiros. A ampliação do órgão foi proposta pela Prefeitura por meio do PL nº 35/2022.
Projeto aprovado amplia Conselho Municipal de Desburocratização

Foto: Jaime Freitas/CMNH

A matéria estabelece duas novas vagas para indicações de secretarias municipais e uma para representantes da sociedade civil, garantindo maior pluralidade aos segmentos. As outras três cadeiras serão divididas entre a Associação dos Contabilistas de Novo Hamburgo e os conselhos regionais de Contabilidade (CRCRS) e de Engenharia e Agronomia (Crea-RS). 

Em documento anexo ao PL, a Prefeitura explica que a alteração busca tornar mais completa a aplicação da Lei Municipal nº 3.354/2021. A norma, que criou o conselho, também instituiu diretrizes para reduzir a burocracia no âmbito do Poder Executivo. “Com o objetivo de melhorar a prestação de serviços aos usuários, elevar a qualidade do serviço público como um todo e expandir o exercício da desburocratização e simplificação de processos, faz-se necessária a integração entre as secretarias e a aproximação com a sociedade civil”, assina a prefeita Fátima Daudt. 

Saiba mais: Câmara aprova criação do Conselho Municipal de Desburocratização e Empreendedorismo 

Suplentes

O PL nº 35/2022 também promove outras modificações, como a previsão de nomeação de suplentes para cada um dos 14 integrantes e a revogação dos limites de duração dos mandatos. A matéria retira ainda parágrafo que regulamentava o processo eleitoral para a definição dos representantes da sociedade civil. 

A aprovação em primeiro turno

Na Câmara de Novo Hamburgo, os projetos são sempre apreciados em plenário duas vezes. Um dos objetivos é tornar o processo (que se inicia com a leitura da proposta no Expediente, quando começa sua tramitação) ainda mais transparente. O resultado que vale de fato é o da segunda votação, geralmente realizada na sessão seguinte. Assim, um projeto pode ser aprovado em primeiro turno e rejeitado em segundo – ou vice-versa.