Profissionais de segurança pública são premiados por atos de bravura em 2022

por Tatiane Souza última modificação 18/11/2022 13h59
17/11/2022 – Em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira, 17, a Câmara entregou o Prêmio Mérito Profissional de Segurança Pública. Por indicação da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Polícia Civil, quatro profissionais das corporações receberam reconhecimento por seu desempenho no cuidado com a população de Novo Hamburgo. Criado pela Câmara em 2011, a honraria distingue os escolhidos por suas atuações e atos de bravura ao longo do ano. Depois das edições de 2012 e 2014, o prêmio voltou a ser concedido este ano por iniciativa da Mesa Diretora da Casa – Cristiano Coller (PTB), presidente; Fernando Lourenço (Avante), vice; Ricardo Ritter – Ica (PSDB), primeiro-secretário; e Vladi Lourenço (PSDB), segundo-secretário.
Profissionais de segurança pública são premiados por atos de bravura em 2022

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Compuseram a Mesa diretiva o presidente da Câmara, Cristiano Coller; o delegado da 1ª Delegacia da Polícia Civil de Novo Hamburgo, Tarcísio Lobato Kaltbach; o comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Jaques Fernando Pires Peiter; o comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, capitão Luciano Franco Fernandes; e o secretário de Segurança de Novo Hamburgo, general Roberto Jungthon, representando a prefeita Fátima Daudt. O diretor da GM, Sérgio Ricardo Carvalho, e o delegado regional Eduardo Hartz acompanharam a sessão da tribuna de honra.

Agraciados com o Prêmio Mérito de Segurança Pública 2022 

  • Policial civil Vicente Soares Dieter, da 1ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo
  • Segundo-sargento Diogo Alencar da Silva, do 2º Batalhão de Bombeiro Militar
  • Policial militar Misael da Cruz, do 3º Batalhão de Polícia Militar
  • Guarda municipal Vanderléia Kirsch da Silva

Coller usou a tribuna para destacar o prestígio em homenagear as quatro entidades da noite. “Muitas vezes, esses profissionais dão as suas vidas para cuidar das nossas. Não foram indicações dos vereadores, mas das corporações aqui presentes”, disse ao agradecer as autoridades, os homenageados, os parlamentares e a comunidade presentes na solenidade. “Temos que valorizar as forças de segurança pública da nossa cidade. Nada mais justo do que homenagear aqueles que dão a vida por nós. É muito bom ver essa Casa cheia para essa solene”, declarou o presidente do Legislativo hamburguense.

Fala dos vereadores 

Gerson Peteffi (MDB) agradeceu a todos que estão presentes abrilhantando a noite de homenagem. “Nossa Casa está lotada em quantidade, qualidade, honestidade e trabalho. Sabemos da importância de vocês. Estamos trazendo, cada vez mais, a comunidade para perto de nós. O que seria de Novo Hamburgo sem a presença de vossas senhorias que estão aqui sendo homenageadas? Como é bonito ver a Brigada Militar, a Guarda Municipal, a Polícia Civil e os Bombeiros todos juntos. Eu peço às mais de 10 mil pessoas que assistem à TV Câmara que abracem, respeitem e tenham consideração a essas fardas. Vocês são importantes para a nossa cidade. As famílias de vocês têm verdadeiros heróis e heroínas. Sem vocês, o Brasil, como um todo, não conseguiria sobreviver a esse momento difícil que vivemos. Precisamos de proteção da democracia e da cidadania”, declarou o emedebista.

Raizer Ferreira (PSDB) falou também em nome da colega de partido, a vereadora Semilda dos Santos – Tita. “Essa Casa nesta Legislatura tem se importado muito com a segurança pública e os sinais positivos que ela tem trazido ao nosso município. Muitas vezes subi a essa tribuna para elogiar esse feito. O delegado Tarcísio sempre deixou as portas da delegacia abertas para falarmos sobre essas quedas nos índices e sobre a segurança de Novo Hamburgo. Ações feitas em conjunto pelas corporações e que geram a queda no índice de roubos, assaltos e outros que poderíamos citar. Parabéns. Sejam felizes e comemorem bastante porque tenho certeza que algo especial dentro da corporação vocês fizeram para representá-los aqui hoje”, destacou.

Os vereadores Ito Luciano (PTB), Darlan Oliveira (PDT) e Felipe Kuhn Braun (PP) não puderam acompanhar presencialmente a solenidade e justificaram sua ausência por escrito.

Reconhecimento 

O delegado Tarcísio Lobato Kaltbach parabenizou a todos os homenageados e de pronto passou a palavra ao Inspetor Luz (MDB) que, segundo ele, é o policial mais antigo dentro da delegacia, e tem propriedade para fazer o reconhecimento ao agraciado. “Estou lisonjeado em poder falar para todos aqui presentes e, em especial, ao meu amigo Vicente. Ninguém recebe uma honraria dessas de graça. Tem méritos. Ele é acima da média no contexto geral de polícia no RS. Também quero fazer referência a tua equipe: que atua de forma coesa e harmônica. Quando tem uma tarefa, não existe uma escala, mas a tarefa. E eles, entre si, escolhem, voluntariamente. Isso não acontece de modo geral em outros lugares”, indicou o vereador. 

Inspetor Luz afirmou que a população merece saber o que os profissionais da segurança pública fazem para manter a sociedade em ordem. “Quando vocês estão dormindo, policiais estão trabalhando para cumprir a sua missão. A caminhada para chegar ao combate ao crime não é mostrada, mas vocês precisam saber disso. Vicente é um policial de alto nível, propositivo, não tem dia e nem tem hora”, contou o vereador, ao detalhar casos de coragem do homenageado no combate a criminalidade. “Mais do que merecido esse prêmio. Do delegado aos estagiários, o atendimento da 1ª delegacia é único em servir e proteger a sociedade de Novo Hamburgo. Força e honra a todos vocês”, apontou o vereador.

Ao usar a tribuna para agradecer a homenagem, o policial Vicente Soares Dieter destacou que a premiação é fruto e resultado do trabalho de toda a equipe. "Estou só representando vocês e a nossa união”, disse.

O coronel Jaques Fernando Pires Peiter estendeu a homenagem realizada ao soldado Misael a todos os profissionais de segurança que trabalham diuturnamente para o bem-estar da comunidade. “Ser representante da segurança é um sacerdócio. Não é fácil levantar todos os dias e colocar o seu corpo como proteção para a sociedade. Se pararmos para pensar, quem dos senhores que não faz parte dessas instituições estaria disposto a isso? É uma grande pergunta e reflexão. Por isso essa homenagem é muito bem recebida por todos nós e pelas corporações que integram a segurança pública”, disse. 

Durante a sua exposição na tribuna, o coronel destacou que falar a mesma língua e manter as corporações atuando de forma integrada é um grande desafio. Sobre o homenageado, salientou que Misael completou 10 anos de serviço na corporação e representa na noite da homenagem todos os policiais militares. “Ele efetivou muitas prisões, possui resultado pró-ativo, de resistência a fadiga. Eu e todos aqui presentes estamos muitos orgulhos de ser representados por ti”, afirmou. 

O policial militar Misael da Cruz agradeceu o prêmio e destacou que está representando a força tática do 3º Batalhão.

O general Roberto Jungthon adiantou que os homenageados mereciam horas de reconhecimentos pela importância de suas atuações para a população. O secretário discursou sobre valores e a importância das instituições para a vida em sociedade. “Sem as pessoas, no entanto, nada acontece. E, hoje, a Câmara resgata esse prêmio e o reconhecimento a esses indivíduos que preservam e cultuam valores. Salvar, proteger, servir e conviver”, comentou. 

Em especial ao trabalho desenvolvido pela GM e pela homenageada Vanderléia, Roberto Jungthon destacou a solidariedade, o acolhimento e o trato diferenciado que a guarda dispensa aos mais vulneráveis. “São mais de 30 anos de serviço, já poderia ir para casa, mas sempre quer continuar trabalhando, mesmo que voluntariamente. Quem nasceu para servir não encontra dificuldades. É esse o espírito que nos reúne nesta sala para reconhecer as ações desenvolvidas pelas agências e pelos agentes que estão aqui homenageados pelo seu empenho, dedicação, compreensão dos valores a preservar. Nós não seremos uma sociedade minimamente organizada se não cultuarmos isso. Nós sim, juntos, somos capazes de transformar a sociedade para o nosso próprio beneficio, confiando a algumas pessoas a função de proteger. Obrigada a todos que acreditam e abraçam essa ideia. Vocês nos representam.”  

A guarda Vanderléia Kirsch da Silva ressaltou que a corporação para qual entrou há 30 anos é uma família. “São inúmeras as alegrias e as amizades que vivi nesta instituição. É chegada a hora de eu parar e me aposentar. Mas essa farda é minha segunda pele, por isso é difícil. Deixo aqui a honra de receber essa homenagem e ofereço a todos os guardas municipais aposentados e aos que ainda estão na ativa o meu muito obrigada”, falou.

O capitão Luciano Franco Fernandes também ressaltou a honra em participar da premiação. “Eu enalteço e agradeço o reconhecimento, porque nos motiva, fortalece e comprova que a dedicação diária é muito relevante para a sociedade. E que estamos no caminho certo. O Diogo, nosso homenageado, é natural de Novo Hamburgo, casado, pai de dois filhos. Ele ingressou no curso em outubro de 2009 e, em abril de 2010, veio para nosso município. Desempenhou diversas atribuições na corporação, de telefonista, a resgatista. Atuou na prevenção de sinistros, realizando palestras em escolas e empresas, e trabalhou em ocorrências de grande repercussão. Ele tem demonstrado extremo interesse e dedicação na profissão, desempenhando com disciplina e urbanidade seu trabalho. O homenageado desta noite representa todos os Bombeiros Militares de Novo Hamburgo e nenhum bombeiro atua sozinho. É um trabalho em equipe, ombro a ombro, 24 horas por dia”, falou. Para concluir, o capitão enfatizou que todos os bombeiros são profissionais dedicados, que arriscam suas vidas para salvar outras vidas e patrimônios”. 

Ao usar a tribuna, o segundo-sargento Diogo Alencar da Silva agradeceu a Deus pela saúde, por ter o guardado nas ocorrências e dado sabedoria para atuar em cada trabalho, sempre em prol, da população. “Estou muito feliz pelo reconhecimento e pela linda homenagem que estamos recebendo. Somos um corpo, e o mérito é de cada um dos integrantes do Corpo de Bombeiros. Qualquer um de nós é plenamente apto a representar a nossa instituição em qualquer situação. Quando um dos membros é honrado, todos são honrados juntos”, concluiu o homenageado.  

Conheça o perfil dos premiados 

Policial civil Vicente Soares Dieter, da 1ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo 

O profissional se destacou positivamente em 2022, demonstrando requisitos que fizeram com que se sobressaísse. Entre as qualidades estão desenvoltura nas atividades de investigação policial, perspicácia, comprometimento e eficiência na obtenção de resultados que engrandeceram a Polícia Civil gaúcha com a apreensão de grande quantidade de drogas sintéticas e na descoberta de um laboratório de fabricação de comprimidos de ecstasy. O trabalho diz respeito à execução de atividades investigatórias fora de seu horário normal de expediente. O policial civil Vicente Soares Dieter participou ativamente das investigações que culminaram na localização de duas delegacias de polícia “Fake” e na desarticulação de um grupo que praticava o crime de extorsão com atuação em âmbito nacional. 

Segundo-sargento Diogo Alencar da Silva, do 2º Batalhão de Bombeiro Militar 

O referido militar atua no Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo desde o ano de 2011 e sempre executou suas atividades com disciplina e responsabilidade. O sargento Diogo tem demonstrado extremo interesse pela profissão, pois sua tenacidade e dedicação se aliam para o cumprimento do dever, independente de qual seja. A capacidade para o trabalho deste militar, sua energia e perseverança, iniciativa e, acima de tudo, desembaraço profissional são exemplares. Na conduta diária, é importante frisar sua urbanidade no trato com colegas e com a população em geral. 

Policial militar Misael da Cruz, do 3º Batalhão de Polícia Militar 

Misael da Cruz nasceu em 11 de janeiro de 1992. Filho de Edgar da Silva Cruz e Rosane da Cruz, ingressou na Brigada Militar em 10 de setembro de 2012. Apresentou-se no 3ºBPM em 29 de abril de 2013, aguardando classificação definitiva, conforme Boletim de Movimentação de Praça nº 039/DA-SMov/2013, de 28/05/2013. O policial teve relevante participação em ocorrências e operações militares e atuou como reforço no Litoral na Operação Verão. O militar demonstra responsabilidade, iniciativa, cooperação e integração. Destaca-se pela disciplina com que encara sua missão, independente do grau de dificuldade que possa aparentar. Apresenta excelente resistência física nos longos dias de serviços advindo das diversas Operações e missões demandadas. Moral elevada e ética também são marcas de sua personalidade. 

Guarda municipal Vanderléia Kirsch da Silva 

Servidora de carreira da Guarda Municipal, pertence à turma de formação de 1993. Foi indicada ao prêmio pelo profícuo trabalho realizado ao longo de sua carreira na corporação, aliado a sua iniciativa de trazer felicidade aos mais necessitados por ocasião das festas natalinas. É merecedora do reconhecimento e da admiração dos colegas que a indicaram. 

A profissional sempre desemprenhou suas funções com muito empenho e profissionalismo. Além da GM, a Vanderléia dedica parte do seu tempo livre para auxiliar a comunidade por meio de ações sociais. Por iniciativa própria, está a frente das ações de Natal. O intuito é levar alegria para as crianças, por isso atua com a arrecadação de brinquedos e alimentos que, no final do ano, são distribuídos por agentes da Guarda Municipal em determinado bairro de Novo Hamburgo. Nesta ação, a GM realiza voluntariamente uma grande caravana com o Papai Noel e com o boneco Amigão, com a distribuição de balas, lanches, cestas de alimentos e, principalmente, brinquedos para as crianças. 

 A premiação, regulamentada pelo Decreto Legislativo n° 6/2011, aconteceu no Plenário Luiz Oswaldo Bender e foi transmitida ao vivo pela TV Câmara NH pelo canal 16 da Claro, pelo youtube.com/TVCamaraNH e Facebook.com/CamaraNH. A Banda de Música do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos tocou os Hinos Nacional, do Rio Grande do Sul e de Novo Hamburgo. 

Premiações anteriores 

Na edição de 2014, os contemplados com a distinção foram o tenente-coronel Carlos Armindo Thomé Marques, comandante regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Rio dos Sinos; o sargento Edson Luiz de Oliveira Viana, do Corpo de Bombeiros; e o inspetor de polícia José Urbano Amaral de Lourenço, chefe de investigação da 1ª DP. Dois anos antes, as corporações escolheram Gildo Machado, do Corpo de Bombeiros; Lorivaldino João Ferreira Dado, da Brigada Militar; Everaldo Rosa de Souza, da Guarda Municipal; e Míriam Luciana Freitas Elias, da Polícia Civil. 

Assista à solenidade na íntegra

 

 

Clique na imagem para conferir a galeria

Solene Mérito Profissional de Segurança Pública