Procuradoria especial da Mulher divulga relatório sobre atividades de 2023

por Jaime Freitas última modificação 20/03/2024 18h47
20/03/2024 – Conduzida há um ano pela vereadora Lourdes Valim, a Procuradoria Especial da Mulher realizou no período uma série de atividades pela busca de soluções para a violência de gênero, assim como vem ocorrendo desde o lançamento do espaço em 2018. Na sessão desta quarta-feira, 20, a parlamentar apresentou um balanço das realizações de março de 2023 até o momento.
Procuradoria especial da Mulher divulga relatório sobre atividades de 2023

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Conforme informações trazidas por Lourdes, no ano passado, o órgão ampliou o leque de atuação. Além de iniciativas com o intuito de auxiliar vítimas de agressões e maus-tratos, foi dada atenção especial a mães e familiares que se dedicam a crianças e jovens autistas. No primeiro semestre, ocorreu o debate ‘Quem cuida de quem cuida?’, que deve ser retomado em 2024. Ela explicou que outro tema que fez parte das preocupações foi o incentivo à doação de sangue. No final do ano, foram organizados grupos de voluntários que se deslocaram até o hemocentro estadual, em Porto Alegre. As ações em outras frentes foram propostas pela nova procuradora especial desde que assumiu o posto no lugar da vereadora Semilda – Tita há um ano.

Lourdes apontou que a conscientização sobre os cuidados necessários para se prevenir o câncer de mama, por meio do autoexame e de exames preventivos, como a mamografia e a ecografia, também receberam um olhar atento do órgão legislativo em parceria com a prefeitura. Apesar de incluir outras questões ao escopo, uma das preocupações da procuradoria foi dar continuidade ao trabalho que estava sendo realizado até então. Com os demais integrantes das entidades que atuam pela defesa dos direitos das mulheres, foi mantido o evento Domingo por Elas na programação da Rede Integrada Laço Lilás. Nesta edição, o local escolhido foi o bairro Santo Afonso, que recebeu as entidades parceiras no dia 29 de outubro. Na ocasião, orientações sobre como denunciar os casos de violência de gênero foram repassadas às cidadãs que visitaram o local.

Essa orientação é muito importante para que as mulheres não sejam mais vítimas de violência, para que possam pedir apoio às entidades competentes e dar um basta nessa situação”, disse Lourdes Valim.

E a procuradora ainda deixou um recado: "A mulher não nasceu para ser agredida, ela nasceu para ser amada e respeitada em qualquer lugar em que esteja. E essa a reflexão que deixo após a apresentação desse relatório", finalizou Lourdes.

Matéria com balanço das ações