NOTA DE PESAR: Câmara lamenta falecimento de Adalberto Alexandre Snel, e Plenário da Casa sediará velório

por Maíra Kiefer última modificação 29/03/2021 05h47
28/03/2021 - Novo Hamburgo perdeu neste domingo, 28, um das personalidades mais importantes do Município: Adalberto Alexandre Snel. Ele foi vítima de enfarte aos 94 anos. Snel atuou profissionalmente por mais de 70 anos como advogado, Procurador do Município e parlamentar. O presidente do Legislativo, Raizer Ferreira (PSDB), a partir de decisão tomada junto à Mesa Diretora, ofereceu o Plenário da Câmara para ser palco da despedida de familiares, admiradores e amigos. O velório será realizado na segunda, 29, das 9h30 às 15h. Em virtude das restrições impostas pela bandeira preta, será permitido um número restrito de pessoas simultaneamente no local. Programada para esta segunda, às 18h, a sessão híbrida foi adiada para quarta-feira, às 14h.
NOTA DE PESAR: Câmara lamenta falecimento de Adalberto Alexandre Snel, e Plenário da Casa sediará velório

Crédito: Liceo Piovesan/CMNH

Raizer lamentou o falecimento e ressaltou a importância do legado de Snel e de sua trajetória pioneira nas áreas às quais se dedicou. Ele foi o sexto advogado no Município, e uma de suas principais contribuições como parlamentar foi a elaboração do Código de Posturas, assim como o Estatuto dos Funcionários. Na Casa Legislativa, exerceu seu mandato de 1956 a 1959.

Biografia

Snel nasceu em 1° de junho de 1926, em Estrela. Apesar de ter se notabilizado ao longo da vida pela atuação no ramo jurídico, também voltou seu talento ao jornalismo e à economia. Concluiu a faculdade de Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1951. No ano seguinte, ingressou no Ministério Público sendo promotor em Estrela e Lajeado. Como Procurador do Município de Novo Hamburgo, cidade para qual se mudou na década de 50, trabalhou por 32 anos até sua aposentadoria. 

Foi professor de Direito e também cursou língua e literatura alemã na Faculdade de Filosofia da UFRGS. A convite do governo da Alemanha, frequentou aulas nas Universidades de Heidelberg e Freiburg.

Em sua trajetória na advocacia, foi o primeiro presidente da subseção da OAB de Novo Hamburgo. Recebeu várias comendas da Ordem dos Advogados e do Tribunal Regional do Trabalho do Estado do Rio Grande do Sul, entre outras distinções e homenagens.

Em 8 de abril de 2015, os 65 anos de vida profissional de Snel foram lembrados, por iniciativa do ex-vereador Raul Cassel (MDB), durante sessão plenária. Na ocasião, o advogado afirmou que aquela tribuna não era novidade para ele. “Já fui vereador, prestei minha contribuição legislativa”, afirmou Snel, que elegeu-se para a terceira Legislatura, e deixou como marca de seu período no Parlamento a aprovação do Código de Posturas, que só seria reformulado em 2020. A aprovação do novo texto, elaborado por Cassel e votado em primeiro turno em 23 de novembro do ano passado, contou com a exibição de um vídeo no qual Snel falava sobre a reformulação da legislação e da dificuldade em implementar o regramento nos idos dos anos de 1950

Leia também:

– Snel esteve presente aos 25 anos da Subseção Judiciária de Novo Hamburgo

– Snel fala sobre a importância do Projeto Ficha Limpa

 Confira imagens do advogado e suas participações no Legislativo:

Adalberto Snel