Presidente do Legislativo acompanha palestra do TCE-RS em reunião-almoço no Sindilojas
Na abertura do evento, Postal revelou suas ligações com Novo Hamburgo desde a adolescência. Ele falou ainda sobre o quanto a data lhe era significativa, pois, há 35 anos, elegia-se prefeito de sua cidade. “Nem minha mãe nem meu avô acreditavam que eu teria chance de ganhar a eleição em Guaporé”, revelou à plateia. Além de presidir o órgão de controle desde 2022 e ter sido chefe do Executivo em seu município natal, foi deputado estadual por seis vezes, presidindo a Assembleia Legislativa em 2012.
Em sua exposição, Postal enumerou que, no período de sua administração, houve correção de irregularidades e impropriedades em um montante de R$ 133 milhões, ilustrando como exemplo a interrupção do pagamento em folha de vantagem indevida em um legislativo municipal, gerando economia de R$ 714.821,87. Sobre investimentos, o presidente do TCE-RS exaltou iniciativa de mentoria, na qual o órgão apoia municípios com problemas na área da educação, por meio do Programa Educa Mais RS, numa parceria com a Cátedra de Educação da USP. Em 2023, foram realizadas seis mentorias. Outro tema trazido por ele foi o novo entendimento de responsabilização subjetiva. Antes da mudança, o administrador era responsável perante o TCE-RS por todo e qualquer ato executado em sua gestão. Agora, o órgão fiscalizador busca a responsabilidade do agente causador da falha ou do dano.
Sindilojas
A atividade promovida pelo Sindilojas-NH já reuniu outras autoridades como palestrantes ao longo do ano. “Nós tivemos diversos encontros aqui, com o governador do Estado, Eduardo Leite, com o senador da República Hamilton Mourão e com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4), desembargador Francisco Rossal de Araújo. Tudo, indiretamente, está ligado ao comércio. Nós precisamos disso. O Sindilojas hoje está cada vez mais preocupado em trazer essas informações para pessoas das quais o comércio depende”, acrescentou o presidente do Sindilojas-NH, Gerson Jacques Müller.
Acompanharam a palestra desta terça-feira a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, o prefeito de Campo Bom e presidente da Famurs, Luciano Orsi, o prefeito de Estância Velha e presidente da Associação dos Municípios do Vale Germânico, Diego Francisco, e o prefeito de Nova Hartz, Flávio Jost. Além do presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Fernando Lourenço, esteve na reunião-almoço o responsável pelo Legislativo de Campo Bom, Jerri Moraes.
Confira mais fotos do evento: