Premiação da Câmara para destaques do esporte hamburguense pode eternizar o nome de Vitão Körbes

por Luís Francisco Caselani última modificação 14/01/2021 20h25
14/01/2021 – Embora ainda em recesso parlamentar, os novos membros da Câmara de Novo Hamburgo já apresentaram mais de 30 matérias legislativas desde o início do ano, entre projetos, requerimentos, moções, indicações e pedidos de providências. Um dos vereadores mais ativos nesse começo de mandato, o estreante Gustavo Finck (PP) é responsável por 12 desses encaminhamentos. Uma de suas propostas, numerada como o primeiro projeto de decreto legislativo do ano, promove ajustes na concessão da Medalha Mérito Esportivo, condecoração criada em 2001 pela Câmara para homenagear o sucesso de atletas hamburguenses. Uma das principais alterações é a vinculação do nome de Victor Hugo Körbes à premiação. Bicampeão mundial de punhobol pela Sociedade Ginástica, Vitão faleceu em dezembro do ano passado, aos 67 anos, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19.
Premiação da Câmara para destaques do esporte hamburguense pode eternizar o nome de Vitão Körbes

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

A proposta apresentada por Finck é de que a premiação passe a ser denominada Medalha Mérito Esportivo Victor Hugo Körbes. Campeão do mundo em 1975 e 1982, Vitão teve estreita relação com o punhobol durante toda sua vida, levando o nome da cidade e da modalidade a diferentes países. Filho do ex-vice-prefeito Victor Nicolau Körbes, o empresário e esportista sempre manteve forte ligação com o município. “A denominação tem como objetivo homenagear um grande atleta hamburguense que fez história com sua representatividade esportiva em nível internacional e que teve uma vida construída nos pilares e na filosofia do esporte”, justifica Finck.

A premiação

A Medalha Mérito Esportivo foi criada para laurear atletas hamburguenses – ou inscritos em agremiações esportivas da cidade – que obtivessem conquistas nacionais, continentais, mundiais ou olímpicas. O PDL nº 1/2021 amplia a distinção também para campeões estaduais, regionais e escolares. A indicação dos atletas condecorados poderá ser feita pelos vereadores sempre até o final de outubro, com a entrega sendo realizada em sessão solene da Câmara no mês de novembro. Finck inclusive já reservou o dia 25 de novembro, quinta-feira, para a entrega deste ano.

Outro acréscimo proposto pelo vereador é de que os clubes representados pelos competidores laureados também sejam agraciados com um certificado, reconhecendo o trabalho feito junto ao atleta. A última cerimônia de entrega da medalha ocorreu em 2019, com o destaque de 30 esportistas em dez modalidades diferentes.

O projeto entrará em tramitação na Câmara após a leitura de sua ementa na primeira sessão ordinária do ano, prevista para 1º de fevereiro. Feito isso, o texto passa pela análise da Procuradoria-Geral da Casa e das comissões permanentes. Se a proposição não contiver vícios, a matéria será apreciada em plenário em duas votações. Caso seja aprovado, o novo decreto legislativo substituirá a atual regulamentação sobre a Medalha Mérito Esportivo e extinguirá o Troféu Destaques do Esporte, premiação paralela criada em 2014 pela Câmara, mas que foi descontinuada.

Tramitação dos projetos

Quando um projeto é protocolado na Câmara, a matéria é logo publicada no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), podendo ser acessada por qualquer pessoa. Na sessão seguinte, sua ementa é lida durante o Expediente, sendo encaminhado para a Diretoria Legislativa. Se tudo estiver de acordo com a Lei Federal Complementar nº 95, que dispõe sobre a elaboração, redação, alteração e consolidação das leis, e não faltar nenhum documento necessário, a proposta é encaminhada à Gerência de Comissões Permanentes e à Procuradoria da Casa.

Todas as propostas devem passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e pelas comissões permanentes relacionadas à temática do projeto. São os próprios vereadores que decidem quais projetos serão votados nas sessões, nas reuniões de integrantes da Mesa Diretora e de líderes das bancadas.

registrado em: