Prefeita e secretários apresentam ações e dados da Administração

por Daniele Silva última modificação 28/05/2019 16h56
27/05/2019 – A prefeita Fátima Daudt participou da sessão da Câmara de Novo Hamburgo desta segunda-feira, 27 de maio. Ladeada por seu secretariado, a chefe do Executivo detalhou ações de seu governo e respondeu a questionamentos dos vereadores. A iniciativa complementou apresentação de balanço financeiro realizada no dia 3 de abril. Na ocasião, um compromisso no Palácio Piratini impediu que ela aprofundasse as informações repassadas. Em razão disso, a prefeita sugeriu o agendamento de uma segunda data.
Prefeita e secretários apresentam ações e dados da Administração

Fotos: Tatiane Lopes/CMNH

Leia também: Prefeita dá início à prestação de contas sobre seu segundo ano de mandato

A prefeita Fátima Daudt destacou a oportunidade de apresentar as ações do seu governo aos vereadores e à população. “É importante falar sobre como recebemos a cidade e o que fizemos neste período. Tivemos dias intensos, de muito trabalho e muitos recursos a recuperar. Uma cidade vive 24 horas, tem demandas urgentes sempre e grandes problemas.”

Fátima definiu os alagamentos como uma grande preocupação da Administração. Ela citou também os problemas na malha viária e das obras paradas como herança do governo anterior. “Precisamos realizar muitas intervenções para minimizar essa questão, que vem de décadas. Existem muitos problemas para resolver, mas isso demanda gestão e muito trabalho. Sou daqui e tenho um amor imenso por essa cidade”, finalizou a prefeita parabenizando seu secretariado pelas ações realizadas.

A secretária de Educação, Maristela Guasselli, foi a primeira a utilizar a tribuna para apresentar os feitos de sua pasta, cuja responsabilidade diária é atender 24 mil alunos e conta com mais de três mil servidores entre professores, merendeiras, bibliotecários e serviços gerais. A rede engloba desde a educação infantil/creche até o ensino superior, com polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com 22 cursos em funcionamento oferecidos por instituições federais. O crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) - para 5,9 nos anos iniciais e 4,7 anos finais - foram ressaltados pela educadora. E também os eventos promovidos pela Smed, com destaque para o Fórum Municipal de Educação, que acontece dentro da Mostratec; e a Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica (Femictec), com projetos classificados para a mostra promovida pela Fundação Liberato. “Aqui, incentivamos o ensino pela pesquisa."

Os números da Saúde hamburguese foram apresentados pelo secretário Naasom Luciano e o diretor-presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo, Ráfaga Fontoura. De acordo com gestor, em 2018 foram realizadas 491 mil consultas, mais de um milhão de exames e sete mil cirurgias eletivas em diversas especialidades e 592 mil visitas a pessoas com dificuldades de locomoção. Naasom citou as obras inauguradas após problemas nos projetos originais e embargos feitos pela justiça. Entre elas: UPA Centro, UFS Kraemer e Casa da Gestante. “A Saúde atende 60 mil pessoas/mês, dividido em todas as portas de acesso ao serviço. Um número muito expressivo em um ano de maior atraso do governo estadual. Uma dívida de R$ 16 milhões com Novo Hamburgo, nos quais conseguimos recuperar R$ 6 milhões recentemente na Justiça. Mesmo assim, cumprimos nossas obrigações e pagamos os salários sempre em dia.” Naasom falou ainda sobre o novo projeto para troca do telhado do hospital, em fase de licitação. Como representante da instituição executora da Saúde, Ráfaga frisou o novo centro de nutrição e a maternidade hospitalar, com inauguração próxima, e a Casa da Gestante, referência do Estado e país na realização de partos e gestações de risco.

O general Roberto Jungthon discorreu sobre os eixos que envolvem a atuação da secretaria de Segurança: prevenção à violência, combate à criminalidade e segurança no trânsito. Segundo ele, os projetos voltados à prevenção da violência beneficiaram diretamente quase 20 mil jovens ao longo de 2018. O general lembrou também o incentivo aos servidores da área para realização de atualização e treinamento. Para a prefeita Fátima, o sucesso deve-se ao trabalho promovido pela Guarda Municipal integrado com a Brigada militar e a Polícia Civil.

As informações referentes ao serviço de água e esgoto do Município foram apresentadas pelo diretor-presidente da Comusa, Márcio Lüders. Entre as ações promovidas ao longo de 2018, Lüders destacou a instalação da nova adutora para garantir o abastecimento do Kephas, parceria com o Corpo de Bombeiros para manutenção de hidrantes, redução de prazos para aprovação de projetos hidrossanitários, promoção da escola socioambental, entre outras.

Na sequência, aconteceu a fala do secretário de Meio ambiente, Udo Sarlet. A pasta responsável pela limpeza urbana, licenciamento e fiscalização ambiental e bem-estar animal totalizou cerca de sete mil atendimentos no ano passado, com a realização de podas, remoções e oficinas para escolas e associações. Conforme Sarlet, a Semam atua com ênfase na educação ambiental. Tem trabalhado também em projetos de compostagem nas escolas e alguns condomínios. Fátima citou projeto de lei que trata da renovação da vegetação municipal. Segundo a prefeita, a proposta a ser protocolada em breve na Casa, é necessária devido ao grande número de árvores antigas com enorme risco de queda em casos de temporal.

A revitalização do Centro foi o primeiro ponto abordado por Raizer Ferreira, titular da secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Viários. O secretário pontuou as intervenções já entregues à comunidade e aquelas que estão em fase de conclusão. Entre as prioridades estão a iluminação pública, com 70 a 80 atendimentos/dia, e o recolhimento de lixo acumulado nas ruas, em torno de 200 toneladas por bairro. Raizer explicou que ainda há muito a fazer e que os servidores estão atuando para melhorar a infraestrutura da cidade.

Cooperação, integração, resiliência e persistência foram os valores destacados pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues, que enfatizou o grande número de pessoas envolvidas para a entrega de um trabalho baseado em dados e evidências. “Tudo é feito em parceria com outras instituições e órgãos públicos para criarmos um ambiente propício não só ao desenvolvimento econômico, mas social também. Reforçamos nosso compromisso em apoiar o micro e pequeno empreendedor”, salientou Paraskevi ao mostrar os indicadores da Sala do Emprendedor, espaço de fomento aos negócios, inaugurado em 2018. “A administração pública não tem mais espaço para amadorismos. Por isso, buscamos medir as ações com dados, para ver possíveis falhas e corrigir rotas caso necessário. Uma boa administração se faz com gestão e informação”, completou Fátima Daudt. A secretária lembrou ainda a participação de empresas locais no estande coletivo de Novo Hamburgo, em que cada real de investimento proporciona retorno de 30 reais aos expositores, valor que retorna para o Município.

Os processos de regularização fundiária para áreas já existentes e a construção de unidades residenciais em loteamentos populares foram evidenciados pela secretária Desenvolvimento Urbano e Habitação, Roberta Gomes de Oliveira. Entre os locais, citou as vilas Martin Pilger, Marcírio José Pereira, Getúlio Vargas e Kipling, que inclui a transposição do Arroio Pampa, e a Vila Palmeira, cuja infraestrutura beneficiou mais de 900 famílias. Outro destaque foi a redução do tempo para aprovação de projetos e concessão de habite-se.

O secretário de Desenvolvimento Social, Daniel Bota, elencou os serviços na área de assistência, que conta com Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Unidade de Referência de Assistência Social (URAS), Centro Pop e Fábrica da Cidadania. Segundo Bota, em 2018, foram 22.755 pessoas cadastradas e 15.945 atendimentos à população de rua. “Estamos em plena Campanha do Agasalho e eu gostaria de agradecer a reciprocidade do povo hamburguense. No ano passado recebemos mais de 30 mil peças, que foram doadas a quem necessita.” Bota citou também a Casa dos Conselhos, responsável pelo suporte às deliberações e controle social e pela eleição do Conselho Tutelar, que está em andamento.

A Secretaria Municipal Administração é responsável pela prestação de serviços administrativos internos e externos, processos legislativos e demais de interesse da Administração Municipal. O titular da pasta, Nei Sarmento, apresentou as melhorias realizadas e a solução dos problemas no controle patrimonial.

“Nossa meta é movimentar os pavilhões realizar mais eventos”, proferiu o diretor-presidente da Fenac, Marcio Jung. O gestor explicou que a empresa pública sediada em Novo Hamburgo é diferente de outras existentes no país. “Somos uma promotora de eventos que tem pavilhões próprios e é a maior do Brasil desta forma. Nós temos eventos de longa data, como a Fimec e Loucura por Sapatos, mas nós tivemos que intervir fortemente na busca de melhores resultados. Manter uma feira forte e grande já é um desafio, mas a dependência financeira da Fimec era algo que nos incomodava muito. Por isso a necessidade de investir em outras feiras”, relatou. Jung apresentou os resultados alcançados com a realização de oito eventos próprios, criados para ampliar a taxa de ocupação da Fenac.

Em vez de dados e ações promovidas, o secretário de Cultura, Ralfe Cardoso, suscitou nos espectadores um olhar mais otimista em relação ao Município. O ex-vereador frisou a importância da transversalidade e enfatizou os inúmeros projetos culturais integrados com outras áreas que promovem a formação e desenvolvimento da cidadania de crianças e jovens. “Precisamos tirar o foco daquilo que é ruim e investir na capacidade de mobilizar a cidade. Novo Hamburgo vem recuperando uma perspectiva de liderança em âmbito estadual, nacional.” Ralfe falou sobre as iniciativas no audiovisual, núcleo de orquestras jovens e a qualificação de servidores, artistas e produtores culturais. Ele lembrou que grande parte das iniciativas do Executivo passam pela Câmara e citou o exemplo de Medellín, na Colômbia, que reduziu as taxas de criminalidade por meio de investimentos em cultura.

Por fim, o secretário de Esporte e Lazer, Jorge Schmidt, apresentou os dados da sua pasta. “Em 2018, realizamos 113 eventos e resgatamos os investimentos em algumas modalidades.” Entre os aparelhos esportivos disponíveis à população, citou as obras do ginásio da Fenac, fechado há oito anos, e o Centro Integrado de Esporte, que está sendo construído no Parque do Trabalhador. Jorginho enfatizou a importância da prática esportiva e da realização da Olimpíada Escolar, com a participação de milhares de estudantes do Município.

Ao final da explanação, foi aberto espaço para manifestação e questionamentos dos vereadores.

Divulgação das informações apresentadas

Antes da fala da prefeita, foi lido documento encaminhado pela procuradora-geral do Município, Fernanda Luft, informando que o discurso da prefeita e dos secretários podem ser utilizados em mídias sociais e impressas, desde que retransmitidos em sua integralidade, de forma a evitar que cortes ou edições modifiquem o sentido da fala.

“Informamos ainda que a utilização, de forma manipulada, das falas produzidas nessa Sessão ordinária estará sujeita às consequências legais.”


                                              Confira cobertura fotográfica completa no Flickr institucional.