Posse dos novos vereadores dá início à 18ª Legislatura de Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani última modificação 01/01/2021 21h05
1º/01/2021 – Empenhar o mandato no combate à corrupção e à intolerância, na defesa da cidadania, da liberdade e da vida digna e na construção da democracia e da igualdade social. Foi com esse juramento que os 14 vereadores da 18ª Legislatura de Novo Hamburgo tomaram posse oficialmente na tarde desta sexta-feira, 1º de janeiro. A cerimônia também marcou a renovação do mandato da prefeita Fátima Daudt (PSDB), agora acompanhada pelo vice Márcio Lüders (MDB), e a eleição da Mesa Diretora para 2021, que será presidida por Raizer Ferreira (PSDB). A primeira sessão ordinária do ano está prevista para o dia 1º de fevereiro.
Posse dos novos vereadores dá início à 18ª Legislatura de Novo Hamburgo

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

A solenidade de instalação da legislatura foi conduzida por Felipe Kuhn Braun (PP), vereador mais votado nas eleições de novembro. Coube ao parlamentar declarar empossados seus colegas, bem como a dupla que comandará o Executivo. Após a definição da Mesa Diretora, Felipe passou a coordenação final dos trabalhos para o novo presidente eleito.

Leia também: - Prefeita Fátima Daudt toma posse para seu segundo mandato em solenidade na Câmara

- Raizer Ferreira é eleito presidente da Câmara de Novo Hamburgo para 2021

Protocolos e restrições

As sessões solenes de posse são sempre marcadas pela emoção de familiares, amigos e correligionários que testemunham o sucesso político dos vereadores eleitos. Este ano, porém, a pandemia modificou esse cenário. Em virtude da vigência da bandeira laranja, foi permitido o comparecimento de apenas um convidado por eleito. O acesso, exclusivo pelo estacionamento da Casa, foi precedido por medição de temperatura e disponibilização de álcool gel. Os presentes utilizaram máscaras durante toda a permanência nas dependências do Legislativo. A prefeita, o vice-prefeito e os parlamentares ainda reforçaram a proteção com o uso de escudos faciais.

Renovação de cadeiras

Dos 14 vereadores que encerraram a última legislatura, oito retornam para um novo mandato. Além de Felipe Kuhn Braun, conquistaram a reeleição os parlamentares Enio Brizola (PT), Fernando Lourenço (PDT), Gerson Peteffi (MDB), Sergio Hanich (MDB) e Vladi Lourenço (PSDB). Cristiano Coller (PTB) e Tita (PSDB), suplentes que assumiram a vereança ao longo dos últimos quatro anos, também asseguraram suas vagas, agora como titulares.

As outras seis cadeiras foram preenchidas tanto por caras novas quanto por velhos conhecidos da política hamburguense. Ito Luciano (PTB) e Ricardo Ritter, o Ica (PSDB), voltam ao Legislativo após oito anos. Lurdes Valim (Republicanos) e Raizer Ferreira, suplentes no último quadriênio, conquistaram a titularidade. Já Darlan Oliveira (PDT) e Gustavo Finck (PP) ocupam as bancadas da Câmara pela primeira vez.

A 18ª Legislatura de Novo Hamburgo (2021-2024):

- Cristiano Coller (PTB)

- Darlan Oliveira (PDT)

- Enio Brizola (PT)

- Felipe Kuhn Braun (PP)

- Fernando Lourenço (PDT)

- Gerson Peteffi (MDB)

- Gustavo Finck (PP)

- Ito Luciano (PTB)

- Lurdes Valim (Republicanos)

- Raizer Ferreira (PSDB)

- Ricardo Ritter – Ica (PSDB)

- Sergio Hanich (MDB)

- Tita (PSDB)

- Vladi Lourenço (PSDB)