Parlamento hamburguense recebe visita de comitiva da Câmara de Pelotas

por Jaime Freitas última modificação 18/02/2022 12h42
18/02/2022 – A Câmara Municipal de Novo Hamburgo recebeu na tarde desta quinta-feira, 17, uma comitiva da Câmara Municipal de Pelotas, que veio conhecer os produtos e ferramentas oferecidos pelo sistema Interlegis, do Senado Federal, utilizados pelo Parlamento hamburguense, em destaque o sistema de votação eletrônico, em uso desde o final do ano de 2019.
Parlamento hamburguense recebe visita de comitiva da Câmara de Pelotas

Foto: Jaime Freitas/CMNH

A oficial legislativa Carolyne Andersson fez uma demonstração diretamente do Plenário Luiz Oswaldo Bender de como funciona o sistema de votação eletrônica à comitiva pelotense. Para indicar seus votos, os parlamentares utilizam notebooks, já instalados em suas bancadas, permitindo um acompanhamento mais apurado do que acontece durante a apreciação de projetos e proposições diversas. O sistema que propicia a votação eletrônica é gratuito e faz parte dos produtos oferecidos pelo Interlegis – Instituto Legislativo Brasileiro – programa do Senado Federal que tem por objetivo fortalecer o Poder Legislativo por meio do estímulo à modernização e a integração das casas legislativas. O instituto realiza sua missão em grande parte com a transferência de tecnologia e com ações de capacitação.

As servidoras Letícia Barbosa Ribeiro, oficial legislativo, Tatiana Freitas, diretora legislativa e Andréia Castro, assessora de imprensa, foram acompanhados pelo presidente da Câmara de Novo Hamburgo, Cristiano Coller (PTB), e pelo diretor-geral, Flávio Teixeira. O presidente do Parlamento pelotense , vereador Marcos Ferreira – Marcola (PTB), foi representado pelo assessor especial do gabinete da presidência, Antônio Rudinei Ferreira Quinzen, que fez um convite ao vereador Coller para que conheça a Casa parlamentar de Pelotas.

 

Funcionamento do sistema de votação eletrônica

Por meio de notebooks, os vereadores registram seus posicionamentos em relação às proposições sempre que solicitada votação nominal. Os votos são computados e projetados em um telão. O sistema possibilita ainda um retorno de imagens à TV Câmara, com apresentação de fotos e vídeos, além de exibir todos os dados pertinentes ao andamento da sessão, tornando ainda mais transparente a discussão e apreciação dos projetos. Além disso, a instalação dos computadores nas bancadas permite o acesso às atas das sessões, aos textos dos projetos de lei e aos expedientes do Legislativo e Executivo, proporcionando economia com a impressão de papéis.

registrado em: