Oficinas gratuitas sobre exportação, cervejarias artesanais e tecnologia marcam seminário de desenvolvimento econômico

por Maíra Kiefer última modificação 08/11/2019 20h02
08/11/2019 - Historicamente voltada à exportação, a cidade de Novo Hamburgo, após diversas crises econômicas que atingiram o mercado coureiro-calçadista, precisou se reinventar. Com o surgimento de novas gerações de empresas, com produtos diferenciados, e prestadoras de serviços, o Município passa a se destacar em outras áreas que se voltam novamente ao mercado internacional. Para debater as alternativas nesse segmento, será realizada no dia 13 de novembro, quarta-feira, às 8h30min, no Plenário da Câmara, a oficina Promoção para exportação: conhecendo as ferramentas disponíveis, ministrada por Rafaela Paulinelli, representante da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e por Matheus de Mello, diretor da Formello Formas. Essa é uma das atividades gratuitas com vagas limitadas oferecidas durante o 2º Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo.

O evento se inicia no dia anterior, 12, no qual serão promovidas duas palestras, no período da manhã, e dois painéis com cases, no turno da tarde. O lema Inovação e Empreendedorismo Rumo à Nova Economia norteará a programação, das 8h30min às 18h, nas sedes do Legislativo hamburguense e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-NH). Conduzido pelo Parlamento, por meio da Comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento (Cofin) e da Escola do Legislativo, e por mais 13 entidades, o seminário é voltado para empresários, estudantes, gestores públicos, entre outros.

Oficinas

Este ano, por meio da realização de ações de capacitação, os organizadores buscam propiciar ferramentas em diferentes áreas para ajudar a formação de lideranças e empresários. Aos interessados em promover iniciativas capazes de mudar a situação de uma localidade ou grupo, haverá a oportunidade no turno da manhã de assistir à oficina Inovação e Empreendedorismo social, cujos ministrantes serão Daniele Gonçalves de Souza, mestre em Gestão e Negócios e professora do IFSul, e Pedro Roque Giehl, professor e pesquisador de Gestão e Empreendedorismos da Fundação Liberato.

A capacidade de comunicação e o pensamento estratégico devem ser abordados na oficina Soft Skills, de Fábio Catarino Serrano, professor de pós-graduação da IENH, que terá início às 13h, no Plenário. No mesmo horário, na sede da CDL, ocorrerá a oficina Tecnologias e inovações para o desenvolvimento de negócios, também dada pela professora Daniele Gonçalves de Souza.

Cristiane Pibernat, mestre em engenharia química e professora da Uergs, falará sobre Bioprocessos e biotecnologia na região: as cervejaras artesanais aquecem o mercado e o turismo, na sede da CDL. Região de destaque na produção da bebida no Estado, o Vale do Sinos, por ter sido marcado pela imigração alemã, há vários anos se dedica a esse tipo de nicho. 

Ao término do dia, haverá visita técnica ao Hub One, na Feevale Techpark, com transporte gratuito.  

Participantes

Com mais de uma dezena de encontros preparatórios realizados, o grupo de organizadores é formado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Comitê de Governança Empreendedora de Novo Hamburgo (Avança Novo Hamburgo), Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH), Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio dos Sinos (Consinos), Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Prefeitura de Novo Hamburgo, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e Universidade Feevale.

Os interessados podem fazer as inscrições por oficina pelo link bit.ly/FormulariodoSeminario.

Confira a programação