Obesidade infantil afeta 3,1 milhões de crianças menores de 10 anos no Brasil
O Ministério da Saúde também alerta sobre a relevância de manter hábitos saudáveis e alimentação balanceada desde cedo para prevenir doenças. No decorrer do programa, Reis fala sobre como o sedentarismo e a ansiedade (comer emocional) contribui para a obesidade infantil. O endocrinologista destaca a importância da atividade física na vida das crianças, que vai do simples brincar até a prática esportiva.
O uso exagerado das telas pode também contribuir para o ganho de peso. No programa, Mateus falou, ainda, sobre os benefícios da amamentação exclusiva até os seis meses de idade e continuada até os dois anos ou mais, como realizar uma introdução alimentar adequada e os cuidados que os pais e cuidadores devem ter nos primeiros mil dias de vida da criança.
A obesidade infantil deve ser levada a sério. Identificá-la precocemente é importante para evitar que a criança persista com esse problema na vida adulta e sofra com outras doenças, como diabetes, colesterol e triglicerídeos.
Confira algumas dicas:
✔️ Quanto maior o número de refeições em família, menor a probabilidade de a obesidade ganhar terreno;
✔️ não deixe alimentos calóricos acessíveis;
✔️ enfatize o que ela pode comer ao invés de reforçar o que ela não pode;
✔️ não critique a criança durante as refeições para que ela não desconte as frustrações no prato de comida;
✔️ use pratos menores;
✔️ coloque grandes quantidades de alimentos de baixo valor calórico (saladas): a criança terá a impressão que está comendo mais;
✔️ ofereça os alimentos separadamente para a criança aprender a identificar as cores e sabores.
Assista ao programa na íntegra
Vitalidade
No ar desde 2012, o Vitalidade é um programa de saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento produzido pela TV Câmara NH, emissora da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br