Obesidade infantil afeta 3,1 milhões de crianças menores de 10 anos no Brasil

por Tatiane Souza última modificação 07/06/2022 13h15
04/11/2021 - Segundo o Ministério da Saúde, a obesidade afeta 3,1 milhões de crianças menores de 10 anos no Brasil. Outras 6,4 milhões têm sobrepeso. Está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e também pelo Youtube da emissora legislativa, o programa Vitalidade que trouxe importantes esclarecimentos sobre obesidade infantil. A jornalista Tatiane Lopes conversou com o endocrinologista, Dr. Mateus Augusto dos Reis, que também é professor de Medicina da Universidade Feevale.
Obesidade infantil afeta 3,1 milhões de crianças menores de 10 anos no Brasil

Foto: Lucas Mallmann/TV Câmara NH

O Ministério da Saúde também alerta sobre a relevância de manter hábitos saudáveis e alimentação balanceada desde cedo para prevenir doenças. No decorrer do programa, Reis fala sobre como o sedentarismo e a ansiedade (comer emocional) contribui para a obesidade infantil. O endocrinologista destaca a importância da atividade física na vida das crianças, que vai do simples brincar até a prática esportiva.

O uso exagerado das telas pode também contribuir para o ganho de peso. No programa, Mateus falou, ainda, sobre os benefícios da amamentação exclusiva até os seis meses de idade e continuada até os dois anos ou mais, como realizar uma introdução alimentar adequada e os cuidados que os pais e cuidadores devem ter nos primeiros mil dias de vida da criança.

A obesidade infantil deve ser levada a sério. Identificá-la precocemente é importante para evitar que a criança persista com esse problema na vida adulta e sofra com outras doenças, como diabetes, colesterol e triglicerídeos.

 Confira algumas dicas:

✔️ Quanto maior o número de refeições em família, menor a probabilidade de a obesidade ganhar terreno;

✔️ não deixe alimentos calóricos acessíveis;

✔️ enfatize o que ela pode comer ao invés de reforçar o que ela não pode;

✔️ não critique a criança durante as refeições para que ela não desconte as frustrações no prato de comida;

✔️ use pratos menores;

✔️ coloque grandes quantidades de alimentos de baixo valor calórico (saladas): a criança terá a impressão que está comendo mais;

✔️ ofereça os alimentos separadamente para a criança aprender a identificar as cores e sabores.

Assista ao programa na íntegra

Vitalidade

No ar desde 2012, o Vitalidade é um programa de saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento produzido pela TV Câmara NH, emissora da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br