Nelsi José Rorato receberá título de Cidadão de Novo Hamburgo
Além de Rorato, mais sete personalidades com ligações religiosas foram escolhidas em quase 70 anos de homenagens: Pastor Wilhelm Pommer (1978) , Cônego José Luiz Klafki (1978), Irmã Maria Valéria (1984), Bispo Dom Frei Boaventura Kloppenburg (1990), Monsenhor Oscar João Colling (2008), Cyria Wittmann - Irmã Generosa (2013) e Dom Zeno Hastenteufel (2022).
Leia mais: Fundador da igreja MBCV receberá título de Cidadão de Novo Hamburgo
Antes de se estabelecer em Novo Hamburgo, o agraciado residiu em outras três cidades. Após deixar Mata, viveu até os 16 anos em São Luiz Gonzaga. Em 1968, mudou-se para a região do Vale do Sinos, residindo por uma década em Sapiranga e, posteriormente, em Estância Velha.
“O que me atraiu para o Vale foi justamente a riqueza de oportunidades em termos de trabalho, emprego e empreendedorismo. Antes de liderar uma instituição religiosa, eu era empresário. Tinha uma rede de lojas, não exatamente em Novo Hamburgo, mas na região. A experiência que trouxe tem contribuído muito para ajudar as pessoas da nossa comunidade”, afirmou em entrevista à TV Câmara NH. Rorato é pós-graduado em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
Evangelizador
Após atuar como empresário, mudou sua trajetória e tornou-se evangelizador. “Quando entendi que Deus tinha um propósito e que o meu desígnio estava predeterminado, abdiquei da vida secular e dediquei-me ao evangelho. Hoje, temos resultados: além de atuar na área da educação, com quatro escolas, desenvolvemos um trabalho internacional com crianças e adolescentes, o chamado Juad, presente em 11 países e 11 estados do Brasil”, destacou.
No MBCV, fundado em 1988 e que lhe conferiu o título de apóstolo, decidiu implementar escolas de ensino regular, ofertando educação desde a infância até o ensino médio.