Nelsi José Rorato recebe o título de Cidadão de Novo Hamburgo
Prestes a completar 74 anos, Nelsi teve seu nome indicado por Ito Luciano (Podemos) e aprovado pelos vereadores em votação secreta realizada no final de outubro. “Sabemos do valor e da representatividade deste título. Temos um cuidado muito grande com a escolha que fazemos. Quando citei teu nome, todos os vereadores reconheceram e endossaram minha indicação”, revelou Ito. Oficializado sob forma do Decreto Legislativo nº 3/2024, este é o oitavo título de Cidadão conferido a lideranças religiosas de Novo Hamburgo.
Fundador do MBCV
Nascido em 13 de dezembro de 1950, em região que pertence hoje ao município de Mata, no centro-oeste do Rio Grande do Sul, Nelsi teve uma origem simples, trabalhando como peão de lavoura, metalúrgico e comerciante. Após passagens por outros recantos gaúchos, adotou Novo Hamburgo como lar em 1988. No mesmo ano, fundou o MBCV, igreja que já conta com ramificações em outros estados e países.
Bacharel em teologia e pós-graduado em psicopedagogia clínica e institucional, dedicou seu olhar também para a educação. Dentro do ministério que lhe denominou apóstolo, deu início ao Juad, trabalho de cidadania direcionado a crianças e adolescentes, e decidiu pela abertura de escolas de ensino regular, com oferta desde a educação infantil até o ensino médio.
Alvo de efusivos aplausos ao longo de toda a noite, Nelsi discursou por cerca de 40 minutos. Durante sua manifestação na tribuna, contou sobre a descoberta de sua fé e as motivações de sua vida religiosa. “Em 1967, eu era viciado em jogo, mas a experiência que tive com Cristo mudou meu destino. Precisei entrar em crise para me conhecer, mas tudo coopera para o bem dos que amam a Deus. Lendo diariamente a Bíblia, seu espírito foi me iluminando e me mostrando tanto a riqueza de sua palavra quanto a pobreza que vive o cristianismo. Mas não sou de criticar se não tenho algo melhor para apresentar. Por isso comecei a colocar em prática a palavra de Deus. Não sou sonhador, mas tampouco conformado com coisas fora do lugar. Iniciamos este trabalho sem termos condições. Mas nossa história está materializada. Dentro do meu ministério, nesses 36 anos, nunca pedi dinheiro para ninguém. Mas salvei muitas vidas”, afirmou Nelsi, que fez questão de agradecer o apoio de familiares e seguidores.
“Se estou aqui, é porque não vim sozinho. O resultado da minha vida tem apoio, tem colaboradores, tem discípulos e tem minha família. Tem aqueles que acreditaram e aproveitaram a parte boa que trago. Sou grato a Deus pelos que caminham comigo, pelos que entenderam o chamado e pela credibilidade que esta visão conquistou. Ninguém perde em confiar em Deus. Estou recebendo uma honra que é de vocês. Sem vocês, não sou nada. Um pastor, sem rebanho, não vai longe”, garantiu o apóstolo.
Proponente da homenagem, Ito Luciano saudou todos os presentes e resgatou sua relação com o mais novo cidadão hamburguense. “Tenho orgulho de fazer parte desse ministério desde 1998, quando baixei às águas. É muito honroso poder homenagear nosso maior líder. Uma igreja que tem acolhido os necessitados não só agora, na catástrofe das enchentes, mas que sempre estendeu a mão a quem dela precisa. Que Deus lhe dê saúde para continuar teu trabalho”, desejou o vereador.
Responsável pela condução da solenidade, o presidente Gerson Peteffi (MDB) destacou a representatividade da homenagem. “O senhor comunga de ideais familiares, morais e educacionais, tão vilipendiados nos tempos de hoje, mas molas mestras para um futuro digno em nosso país”, sintetizou.
Tita (PSDB) classificou a cerimônia como um momento carregado de significado. “Estamos aqui para homenagear e reconhecer o trabalho incansável e dedicado do pastor Nelsi, cuja contribuição à nossa comunidade tem sido verdadeiramente inspiradora. Um farol de esperança e exemplo de amor e generosidade a todos nós. Como fundador do MBCV, tem guiado e apoiado inúmeras pessoas em suas jornadas espirituais. Sua indicação para receber o título é mais do que merecida. É o reconhecimento a uma vida dedicada ao próximo e ao bem-estar de nossa cidade. Que seu legado continue a iluminar nossas vidas e a fortalecer o tecido social de Novo Hamburgo”, ressaltou.
Lourdes Valim (Republicanos) disse ter adquirido imediata admiração pelo homenageado após participar de reuniões em sua igreja. “Falar dele é difícil. Todas as palavras são poucas perante o homem que é. Um grande líder espiritual e comunitário. Destaco especialmente o impacto do Juad, que já alcançou milhares de jovens ao redor do mundo, reforçando valores éticos e formando cidadãos conscientes e comprometidos com a fé e com o bem-estar da sociedade. Esta homenagem é mais do que um título; é um reconhecimento à sua liderança, dedicação, compromisso e à transformação social e espiritual que provoca na nossa cidade”, acrescentou a vereadora.
Darlan Oliveira (MDB), Inspetor Luz (PP) e Ricardo Ritter – Ica (MDB) também participaram da solenidade. A prefeita Fátima Daudt esteve representada por seu chefe de gabinete, Linéo Baum.
Galeria dos Cidadãos
Ao final da cerimônia, os presentes foram convidados a deixar o plenário e seguir até o saguão de entrada do Palácio 5 de Abril. Na parede, uma foto do homenageado e um resumo biográfico eternizam as contribuições de Nelsi José Rorato para o município, em galeria que agora reúne os 50 Cidadãos de Novo Hamburgo, escolhidos pelas diferentes legislaturas ao longo das últimas décadas.
Assista à solenidade na íntegra: