Moção sugere adoção de espaços públicos sob os trilhos do trem
“A parceria público-privada tem sido responsável por manter centenas de praças e canteiros que compõem o município de Novo Hamburgo. Esses espaços têm um papel importante, pois devolvem aos cidadãos o sentimento de pertencimento. Alguns canteiros e pilares do trem têm grande potencial para adoção por parte de empresas situadas ali perto, tirando da Trensurb a responsabilidade de mantê-los”, observou o presidente da Câmara.
Segundo o tucano, o objetivo é tornar a cidade mais bonita. "Falamos sobre isso com o presidente da Trensurb na semana passada e também sobre o espaço em desuso ao lado da estação Novo Hamburgo. O que será feito?”, indagou o presidente. Ele citou o Requerimento 694, que pedia informações sobre o projeto de ocupação da área da Trensurb (Complexo Intermodal do trem), localizada entre as ruas Marcílio Dias, Cinco de Abril e Imperatriz Leopoldina, no bairro Centro, e que foi aprovado na última sessão plenária. “Descobrimos que a empresa que assumiu a concessão pouco tem interesse em transformar aquele espaço. Projetos encaminhados já foram aprovados pelo Executivo com algumas ressalvas, mas a empresa não demonstra interesse em fazer as adequações necessárias. Providências precisam ser tomadas neste sentido. Peço também o apoio de todos vocês”, destacou.
Leia na íntegra a Moção nº 48/2021.
O que é uma moção?
A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de determinado projeto no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.