Moção pede retomada da coleta de exames laboratoriais em Lomba Grande

por Luís Francisco Caselani última modificação 28/07/2021 19h50
28/07/2021 – O vereador Gerson Peteffi (MDB) elaborou moção de apelo à Secretaria Municipal de Saúde para que volte a ofertar a coleta de amostras para exames laboratoriais na USF Lomba Grande. No texto, o parlamentar destaca a importância do serviço à comunidade local, evitando o deslocamento dos pacientes até o Hospital Municipal. O documento foi aprovado por unanimidade durante a sessão plenária desta quarta-feira, 28, e será encaminhado ao secretário de Saúde, Naasom Luciano, e à diretora de Saúde da Prefeitura, Juliana Forneck.
Moção pede retomada da coleta de exames laboratoriais em Lomba Grande

Foto: Moris Mozart Musskopf/CMNH

“A disponibilização de espaço na USF Lomba Grande proporcionará mais facilidade quanto ao deslocamento, bem como agilidade na coleta dos exames. Tenho certeza que, após a chegada desta moção à mesa do secretário Naasom Luciano, haverá um estudo para que retorne o serviço. Uma pessoa debilitada não pode ser obrigada a se deslocar para um ambiente hospitalar para coletar sangue ou urina. É muito mais apropriado que ela tenha esse serviço na unidade de saúde de seu bairro”, defende Peteffi.

A Moção nº 72/2021 recebeu a adesão dos demais vereadores, que lembraram outras perdas de serviços observadas pela comunidade de Lomba Grande nos últimos anos.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de determinado projeto no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.