Moção pede que Prefeitura acelere repasses para complementação do piso salarial da enfermagem

por Jaime Freitas última modificação 14/02/2024 20h15
14/02/2024 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 14, moção de apelo à Prefeitura para que acelere os repasses financeiros que garantem o pagamento do piso salarial de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da cidade. Segundo o autor Enio Brizola (PT), os valores enviados pela União permanecem por 30 dias no Fundo Municipal de Saúde antes de serem direcionados aos prestadores de serviços do SUS.
Moção pede que Prefeitura acelere repasses para complementação do piso salarial da enfermagem

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Existe um cronograma de repasses que vem sendo criteriosamente seguido pelo Governo Federal. Não há razões para que a transferência seja feita apenas no último dia do prazo legal (30 dias após o repasse federal ao município), provocando uma demora indesejável aos trabalhadores a quem o recurso é de direito”, pontua o vereador. “Esta categoria é fundamental e imprescindível no atendimento à saúde da população, fazendo justo e necessário que este reconhecimento se realize não apenas com aplausos, mas, sim, em ações práticas, reduzindo o tempo de espera por este complemento salarial”, reforça Brizola.

Leia mais: Vereadores aprovam repasses para cumprimento do piso da enfermagem

Com a aprovação em turno único, a Moção nº 2/2024 será agora encaminhada à prefeita Fátima Daudt.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.