Moção parabeniza Guarda Municipal por salvamento de bebê

por Tatiane Souza última modificação 19/07/2022 00h52
18/07/2022 - A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 18, Moção de Aplauso a dois agentes da Guarda Municipal (GM), que evitaram no início do mês o sufocamento de um bebê recém-nascido, residente do bairro Pátria Nova. A moção é de autoria do vereador Felipe Kuhn Braun (PP), mas todos os parlamentares pediram para assinar junto a matéria. Inspetor Luz (MDB) solicitou aplausos em pé pela iniciativa e coragem dos guardas.
Moção parabeniza Guarda Municipal por salvamento de bebê

Foto: Jaime Freitas/CMNH

No dia 8 de julho, dois agentes da Guarda Municipal de Novo Hamburgo socorreram um bebê de 15 dias que estava engasgado com leite. O fato ocorreu por volta das 19h, quando os pais da criança levaram-na até a sede da GM, no bairro Pátria Nova. Assim que o bebê chegou à sede da guarda, o agente Siqueira deu um primeiro atendimento com manobras de Heimlich para desengasgá-lo. Após, colocaram o bebê em uma viatura e o levaram até a UPA do Centro, onde uma pediatra seguiu o atendimento. O bebê se recupera bem. 

Conforme a moção, “considerando a dedicação e o conhecimento necessário, os Guardas Municipais Saraiva e Siqueira, possibilitaram na noite de do dia 8 de julho o salvamento de um bebê engasgado”. Após os trâmites regimentais, serão enviadas cópias da Moção de Aplauso à Guarda Municipal de Novo Hamburgo, em especial aos guardas Saraiva e Siqueira. 

Felipe, autor da moção, usou a tribuna para destacar a importância das moções. "A iniciativa é importante para registrar a importância da pessoa, da ideia, da instituição que a recebe. Todos juntos lutando pela garantia de situações positivas para a população hamburguense", disse o parlamentar. 

Leia na íntegra a Moção nº 36/2022

O que é uma moção? 

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.