Moção parabeniza Canil por atendimento a cadela mutilada a golpes de facão

por Maíra Kiefer última modificação 24/03/2022 20h59
23/03/2022 – No último dia 7, uma cadela da raça akita sofreu uma tentativa de esquartejamento no bairro Roselândia. Ferido no pescoço a golpes de facão, o animal foi levado ao Canil Municipal em estado grave e submetido a uma cirurgia de quase três horas para limpeza dos cortes e sutura. O sucesso do resgate e do procedimento motivou uma moção de aplauso da Câmara de Novo Hamburgo. O documento, elaborado pelo vereador Fernando Lourenço (PDT) e aprovado por unanimidade nesta quarta-feira, 23, parabeniza o trabalho realizado pelos profissionais do Canil, liderados pela diretora Fátima Ferreira.
 Moção parabeniza Canil por atendimento a cadela mutilada a golpes de facão

Foto: Daniele Souza/CMNH

“A atuação da equipe foi fundamental para o resgate e cuidados da cachorra. A eficiência do Canil Municipal em realizar a cirurgia salvou a vida do animal”, salienta Fernando. Rebatizada de Zoe pelo grupo de funcionários, a akita ainda se recupera antes de ser castrada e colocada para adoção. O dono e agressor, detido em flagrante por policiais militares e guardas municipais, será indiciado pelo crime de maus-tratos. O delito pode ser punido com a aplicação de multa, proibição da guarda e dois a cinco anos de reclusão.

Da tribuna de honra, acompanharam a votação a Fátima Ferreira e Jade Guimarães, representante da comunicação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam). Ao abordar a matéria proposta, Fernandinho explicou que costuma fazer poucas moções por ano – um ou duas no máximo –, mas que não poderia deixar de enaltecer a atuação heroica da equipe do Canil, citando, além da diretora, os nomes das veterinárias Karen Souza, Laurete, motorista Sérgio, estagiário Gabriel e equipe da Comur. Durante a exposição, o parlamentar revelou ter recebido informação de que o deputado federal Nereu Crispim (União Brasil) direcionará uma emenda de R$ 300 mil para Novo Hamburgo, sendo que metade do valor será destinado ao Canil Municipal.

Após receber a notícia no plenário, emocionada, Fátima apontou que a causa animal é sua missão de vida e que os 10 funcionários que se dedicam a cuidar dos 180 cães abrigados fazem o impossível para dar conta de atendê-los. “O canil é a minha casa hoje. Eu luto e faço tudo que posso e está a meu alcance para ajudar os animais, e o que não está também. Como o vereador Cristiano Coller falou, a gente trabalha de forma muito silenciosa, a gente tenta atender a nossa demanda que é enorme em Novo Hamburgo. Levamos muito mais pauladas do que elogios”, esclarecendo que existem animais há 9 anos lá e que nunca serão adotados.

Para Raizer Ferreira (PSDB), os esforços não serão suficientes se a sociedade não se mobilizar. Líder do governo e ex-secretário de Obras, Raizer informou que estimativas indicam que são cerca de 20 mil cachorros e gatos abandonados na cidade, que, se não castrados, seguem se reproduzindo e aumentando assim o problema.

Manifestação dos parlamentares

Os parlamentares expuseram sua admiração pelo trabalho realizado pela equipe do canil, mesmo com tantas adversidades. Darlan Oliveira (PDT), Ito Luciano (PTB), Ricardo Ritter – Ica (PSDB), Enio Brizola (PT) e Cristiano Coller reforçaram a necessidade de parcerias para minimizar a demanda.

Leia na íntegra a Moção nº 10/2022.


O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

registrado em: