Moção manifesta repúdio à paralisação de atendimentos em agências do INSS

por Jaime Freitas última modificação 05/10/2020 23h05
05/10/2020 – O vereador Raul Cassel (MDB) apresentou moção de repúdio ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) em razão da demora na retomada de perícias, aposentadorias e processos administrativos e judiciais, serviços que ainda estão paralisados em diversas cidades do país. O parlamentar defende que a instituição teve tempo hábil durante a pandemia para organizar o retorno de seus atendimentos. O texto foi aprovado por unanimidade pelos demais parlamentares em sessão na noite desta segunda-feira, 5. O manifesto será agora enviado à direção do INSS.
Moção manifesta repúdio à paralisação de atendimentos em agências do INSS

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

A Moção nº 37/2020 foi elaborada no dia 21 de setembro, após ser noticiado novo adiamento quanto à reabertura da agência em Novo Hamburgo. No dia 1º de outubro, no entanto, a unidade retomou a realização de perícias médicas. O serviço estava paralisado desde 23 de março, quando o órgão interrompeu o atendimento em todo o Brasil por conta da pandemia. No Rio Grande do Sul, somente um quarto das 98 agências conta com consultas para a liberação de benefícios. 

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

registrado em: