Moção manifesta apoio às reivindicações salariais do funcionalismo municipal

por Jaime Freitas última modificação 21/03/2024 11h57
20/03/2024 – A Moção nº 15/2024, de autoria de Enio Brizola (PT), que manifesta apoio às reivindicações do funcionalismo público municipal na sua Campanha Salarial de 2024 foi aprovada por todos os vereadores. A votação é em turno único e foi realizada na sessão desta quarta-feira, 20. Na sessão da última segunda-feira, 18, Luciana Martins, presidente do Sindicato dos Professores Municipais (SindProfNH), participou da plenária para reivindicar que a data-base do funcionalismo, que é abril, seja cumprida.
Moção manifesta apoio às reivindicações salariais do funcionalismo municipal

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

O documento destaca o direito à reposição da inflação no período de março de 2023 a março de 2024, que é realizada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (Inpc) e a imediata reposição nos salários básicos dos trabalhadores referentes às perdas do ano de 2019. “É preciso se estabelecer um calendário de reuniões de negociação e o fim do confisco de 14% das aposentadorias”, destacou o autor da matéria.

Leia também: SindProfNH cobra cumprimento da data-base de reposição do funcionalismo municipal

O parlamentar ressalta que o funcionalismo público é composto por uma diversidade de profissionais responsáveis pela prestação de serviços essenciais aos cidadãos hamburguenses em diversas áreas, como saúde, educação, desenvolvimento social, obras, Guarda Municipal e administração pública, por exemplo.

“Esta moção se refere aos servidores que levam a água às casas dos cidadãos, para as empresas, para os hospitais e escolas. Aos que trabalham com o saneamento básico, que desentopem esgotos e arroios. Aos que combatem a dengue, a Covid, a gripe Influenza, colocando suas próprias vidas em risco. Aos que têm de dar explicações aos munícipes pelo aumento de 300% no IPTU. Aos que planejam essa cidade e executam as obras. Aos que ensinam as novas gerações de hamburguenses nas salas de aula. Aos que prestam serviços de assistência social, com recursos cada vez mais escassos para esse fim. Aos que cuidam na nossa segurança e do patrimônio público A todos os que fazem a máquina pública girar. Sem o funcionalismo público não há gestão pública. Como as demais categorias de trabalhadores, precisam ser tratados com respeito e valorização, se queremos os serviços públicos de qualidade que a população demanda e merece”, disparou o parlamentar.

Cópia da moção de apoio será enviada à prefeita Fátima Daudt, ao presidente do Grêmio dos Funcionários Municipais, Vilson dos Santos de Moura, e à presidente do Sindiprof/NH, Luciana Andreia Martins.

Leia a Moção nº 15/2024 na íntegra

 

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

registrado em: