Moção enaltece guardas municipais que realizaram salvamento de uma bebê

por Maíra Kiefer última modificação 30/05/2023 00h49
29/05/2023 – Agentes da Guarda Municipal de Novo Hamburgo salvaram na última segunda-feira, 22, uma bebê de nove meses que estava engasgada. A ação foi realizada por uma guarnição da Patrulha Escolar que prestava serviços no bairro Petrópolis. Os guardas Gabriel Shuquel e Pedro dos Santos prestaram o atendimento. Ambos fazem parte da equipe do programa Escola Mais Segura. Em forma de reconhecimento, o vereador Fernando Lourenço (PDT) redigiu moção de aplauso aos profissionais. O texto foi analisado em plenário nesta segunda-feira, 29, e aprovado por unanimidade.
Moção enaltece guardas municipais que realizaram salvamento de uma bebê

Foto: Daniele Souza/CMNH

O pedido de ajuda partiu da mãe, Cinara dos Santos, que foi até a escola municipal Dr. Antônio Bemfica Filho. Lá ela encontrou o guarda Pedro dos Santos, que realizou a manobra de desengasgamento na criança, seguindo treinamento de primeiros socorros recebido na corporação. Rafaella dos Santos, de 9 meses, havia se engasgado com leite materno. Após o primeiro atendimento, ela foi levada até o Hospital Municipal em viatura conduzida por Gabriel Shuquel. Posteriormente, a bebê foi encaminhada à UPA Centro, onde realizou exames e recebeu alta.

Aprovada em turno único, a Moção n° 30/2023 será enviada agora à Guarda Municipal.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

registrado em: