Moção critica menção a rodeios em PL que proíbe eventos com maus-tratos a animais

por Luís Francisco Caselani última modificação 24/05/2022 00h37
23/05/2022 – Tramita na Assembleia Legislativa projeto de lei estadual que proíbe a realização de eventos que envolvam crueldade ou maus-tratos a animais. O texto, assinado pelo deputado Rodrigo Maroni, elenca em sua ementa alguns exemplos de atividades que seriam vedadas, como touradas, rinhas de cães e rodeios. A referência a rodeios gerou críticas do vereador hamburguense Gerson Peteffi (MDB), que elaborou moção de repúdio à inclusão do item. O documento foi levado a votação durante a sessão plenária da Câmara desta segunda-feira, 23, e aprovado por unanimidade.
Moção critica menção a rodeios em PL que proíbe eventos com maus-tratos a animais

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

No texto, Peteffi ressalta a ligação dos rodeios com as tradições artísticas e culturais do Rio Grande do Sul e alega “falta de conhecimento” do deputado sobre a organização dos eventos. “Na justificativa do projeto, está explicitado que, em diversas ocasiões, devido às lesões, os animais podem ser levados a sacrifícios, tornando, segundo o autor, imperativa a proibição dessas atividades. A nosso ver, é uma demasia e uma falta de conhecimento do deputado sobre todo o envolvimento do tradicionalismo e seus apoiadores quando da feitura de um rodeio, onde são necessários inúmeros quesitos para sua realização, como laudos veterinários, ração apropriada, água limpa e sombra para os animais”, contextualiza o vereador.

Leia também: Vereadores propõem tombamento da Carreteada de Lomba Grande

Na tribuna, Peteffi revelou o apoio de patrões de CTGs da cidade à moção. Quem conhece a tradição, sabe que a manifestação cultural do gaúcho é feita sobre o cavalo. Tenho aqui a manifestação de vários patrões contra a ideia do deputado, que traz os rodeios como sendo eventos de crueldade e maus-tratos aos animais. Sou absolutamente contrário a uma tourada ou briga de cães, mas comparar a um rodeio é simplesmente um descompasso, é espantoso. Quem frequenta um pouco da lida campeira sabe do bem-estar com que são tratados os animais nos rodeios”, afirmou o emedebista.

Com a aprovação em turno único, a Moção nº 20/2022 será enviada ao governador Ranolfo Vieira Júnior, ao presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira, e aos também deputados estaduais Gabriel Souza, Gaúcho da Geral e Issur Koch. Além do autor, o texto leva ainda a assinatura dos vereadores Cristiano Coller (PTB), Darlan Oliveira (PDT), Fernando Lourenço (Avante), Ito Luciano (PTB), Lourdes Valim (Republicanos), Ricardo Ritter – Ica (PSDB), Tita (PSDB) e Vladi Lourenço (PSDB).

Acompanhe a tramitação do Projeto de Lei Estadual nº 97/2022.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.