Moção cobra reajuste do piso salarial dos agentes comunitários de saúde

por Tatiane Souza última modificação 15/12/2021 22h21
15/12/2021 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 15, moção de repúdio ao veto apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro à Lei de Diretrizes Orçamentárias do próximo ano. O motivo é a retirada da previsão de reajuste do piso salarial nacional para os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. O documento foi elaborado pelo vereador Enio Brizola (PT).
Moção cobra reajuste do piso salarial dos agentes comunitários de saúde

Rodrigo Westphalen/CMNH

A Moção nº 99/2021 vai ao encontro da reivindicação da categoria, que soma mais de 400 mil profissionais em todo o país, pela derrubada do veto presidencial. O texto salienta ainda a importância da votação de duas propostas de emenda à Constituição que tramitam no Congresso Nacional. A PEC 22/2011, assinada pelo deputado mato-grossense Valtenir Pereira, fixa regras para a remuneração dos agentes de saúde. “Pela proposta, o vencimento desses trabalhadores não será inferior a dois salários-mínimos, mais o adicional de insalubridade”, explica Brizola. 

Já a PEC 14/2021, protocolada pelo deputado Dr. Leonardo, também representante do estado do Mato Grosso, estabelece o Sistema de Proteção Social e Valorização dos Agentes de Saúde, com a previsão de aposentadoria especial e exclusiva e da responsabilização do gestor local do Sistema Único de Saúde (SUS) pela regularidade do vínculo empregatício desses profissionais. “Os agentes terão direito a aposentadoria especial devido aos riscos inerentes às atividades desempenhadas. O deputado lembra que esses trabalhadores têm contato permanente com cidadãos portadores de doenças infectocontagiosas”, contextualiza a moção. O documento aprovado será agora enviado ao presidente Jair Bolsonaro.

Leia também: Vereadores encerram ano legislativo com eleição da Mesa Diretora e aprovação de 18 projetos

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

registrado em: