Moção cobra aumento do efetivo policial em Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani última modificação 29/03/2023 20h31
29/03/2023 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta quarta-feira, 29, moção de apelo à Secretaria da Segurança Pública do Estado pelo aumento do efetivo policial na cidade. Autora do documento, Lourdes Valim (Republicanos) sinaliza um deficit de pessoal de mais de 50%. “É de extrema necessidade o aumento de efetivo para diminuir a violência e aumentar a sensação de segurança aos cidadãos”, sustenta a vereadora.
Moção cobra aumento do efetivo policial em Novo Hamburgo

Crédito: Tatiane Lopes/CMNH

Lourdes comenta que o contingente de profissionais envolvidos no combate à criminalidade não acompanhou o crescimento populacional de Novo Hamburgo. Como exemplo do resultado da defasagem, ela citou caso recente no qual duas lojas foram furtadas no Centro da cidade em um espaço de quatro horas e criticou a falta de policiamento na saída das escolas, em paradas de ônibus e no entorno das estações da Trensurb. “Precisamos chegar a um número adequado de agentes em relação às demandas sociais por segurança pública”, reforça a parlamentar.

A Moção nº 15/2023, que pede ainda a destinação de novos veículos para a Brigada Militar e para a Guarda Municipal, recebeu a assinatura dos 14 vereadores. O documento será enviado ao Governo do Estado, ao secretário estadual da Segurança Pública, Sandro de Moraes, ao secretário municipal de Segurança, Roberto Jungthon, ao comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Jacques Ackermann, e ao diretor da Guarda Municipal, Ricardo Carvalho.

Um dos parlamentares a se manifestar durante a discussão da moção, Cristiano Coller (PTB) reiterou a necessidade de os cidadãos criarem o hábito de registrar ocorrências. Segundo o vereador, a prática favorece a elaboração de estatísticas, reduz a subnotificação e dá maior visibilidade às necessidades do município e da região.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.