Live na TV Câmara abordará história e políticas educacionais em Novo Hamburgo
Criado pelo professor Ernest Sarlet, secretário de Educação e Cultura em meados dos anos 1980, o projeto “Do aipim ao computador” obteve destaque nacional na época ao levar o ensino de informática à zona rural da cidade. Desde então, Novo Hamburgo tem sido referência nas suas políticas educacionais.
As práticas pedagógicas na rede municipal serão debatidas por três especialistas na área. Autor do livro “Ensino em Novo Hamburgo/RS nas Memórias de Professores”, Souza atuou como professor e assessor pedagógico na Smed por quase uma década. É graduado em História, Geografia e Pedagogia e doutor em Educação pela Unisinos, além de desenvolver pesquisa sobre o Vale dos Sinos e Serra Gaúcha. A coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Adolfina Diefenthäler, Joice Lamb, foi uma das vencedoras da 22ª edição do Prêmio Educador Nota 10, concedido pela Fundação Victor Civita. A profissional foi reconhecida com o projeto #aprenderecompartilhar – Escola inovadora, ação que valoriza o trabalho coletivo e articula todas as iniciativas da escola, sempre ouvindo a comunidade. Já o professor Joaquim Luft é um dos sócios fundadores da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), entidade mantenedora da Universidade Feevale. Além de secretário, atuou como educador, assessor pedagógico, coordenador de planejamento, diretor de ensino e gerente de obras na primeira etapa do Campus II. Em 1980, foi empossado como diretor-executivo da Fundação Liberato. Em sua gestão, foi realizada a 1ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). É autor do livro “Lar da Menina: uma história de amor”, instituição que foi presidida por ele.
Projeto Cidade (In)visível
Planejado pela Escola do Legislativo, em parceria com APMNH e a OAB Subseção Novo Hamburgo, o projeto Cidade (In)visível: cultura, patrimônio e identidade tem por objetivo mostrar a produção cultural, herança arquitetônica e curiosidades da formação do Município. Também pretende revelar histórias, personalidades e visibilizar contribuições pouco conhecidas pela sociedade. A iniciativa integra uma série de ações realizadas pela Câmara Municipal e outras entidades para pensar os 100 anos de Novo Hamburgo, que serão comemorados em 5 de abril de 2027. As lives são realizadas mensalmente. Todos os bate-papos estão disponíveis no canal da TV Câmara no Youtube.