Legislativo realiza audiência que debateu as obras da Praça do Imigrante e seu entorno

por giovani-gafforelli — última modificação 17/08/2018 19h46
21/06/2018 - A Câmara promoveu audiência pública para debater as obras da Praça do Imigrante, no Centro de Novo Hamburgo, e como as intervenções repercutirão no seu entorno, em especial nas bancas do abrigo municipal da avenida Pedro Adams Filho. O debate foi realizado na noite do dia 21, no Plenário Luiz Oswaldo Bender, sendo uma iniciativa da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (Coosp), composta pelos vereadores Sergio Hanich (MDB), Fernando Lourenço (SD) e Gerson Peteffi (MDB). A secretária de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues, e o secretário de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários de Novo Hamburgo, Paulo Magalhães, também compuseram a Mesa diretiva. Os vereadores Professor Issur Koch (PP) e a vereadora Patricia Beck (PPS) também estavam presentes na discussão.
Legislativo realiza audiência que debateu as obras da Praça do Imigrante e seu entorno

Foto: Giovani Gafforelli

A secretaria Paraskevi Bessa-Rodrigues usou a tribuna para trazer esclarecimentos sobre o Programa de Desenvolvimento Municipal. Segundo ela, as obras receberam financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) há oito anos, mas apenas cerca de 8% havia sido realizado até a prefeita Fátima Daudt assumir. Ela explicou que o crédito seria suspenso pela falta de execução do programa, o que traria prejuízos também para projetos futuros. “Em 18 meses, precisamos executar e apresentar o resultado do que não foi realizado em todo esse tempo”, explicou. 

O secretário Paulo Magalhães ficou incumbido de trazer informações sobre a parte técnica das obras, que pretende revitalizar o Centro – Praça do Imigrante, Calçadão Oswaldo Cruz e Bancas (Mais informações abaixo). As obras começaram dia 14 de maio e a previsão de término varia de acordo com as ruas envolvidas. Algumas revitalizações já começam a ser concluídas em setembro desde ano. 

Professor Issur Koch fez alguns questionamentos. O parlamentar indagou se há a previsão de se investir em fiação subterrânea em alguns pontos desta remodelação. Paulo explicou que o projeto já estava pronto e que não se pode mexer, por exigência do BID. De qualquer forma, o secretário disse que não há previsão em função do alto custo. 

Issur falou que o piso da praça do Imigrante é histórico, como algumas luminárias e as pedras do chafariz. A arquiteta responsável pela obra, Andrea Schütz, explicou que alguns aspectos serão mantidos. “Vamos resgatar esses espaços para as pessoas curtirem com seus animais, seus filhos, sua família. Tivemos essa preocupação mais humanizada e verde”, disse. “Novo Hamburgo merece”, revelou.

 O vereador perguntou se o material que não for descartado poderá ser enviado para a manutenção de outra área pública. O secretário Paulo explicou que o que puder ser reaproveitado será mantido no depósito da Prefeitura até o melhor encaminhamento. 

Patricia Beck perguntou se haverá revitalização do paradão de ônibus. O secretário explicou que há uma previsão, sim, de remodelação, mas que ela ainda está sendo pensada pelos engenheiros, já que não faz parte do programa. Já o paradão da Praça do Imigrante será retirado. O engenheiro Leandro Koche trouxe mais explicações sobre a rede pluvial, outra dúvida da vereadora. Paraskevi Bessa-Rodrigues ressaltou que as calçadas da rua Magalhães Calvet, a rua do calçado, serão alargadas para facilitar o comércio. Essa era outra dúvida de Patrícia. 

Fernando Lourenço (Solidariedade) parabenizou o Executivo que buscou junto ao BID esses recursos que estavam praticamente perdidos. Ele sugeriu, ainda, a revitalização da Maria Fumaça – uma demanda também apresentada por Issur. “Coloquem a locomotiva na praça para ser mais um cartão-postal da nossa cidade”, pediu. 

Sergio Hanich (MDB) parabenizou a população que veio discutir o assunto e o Executivo por ter mandado o corpo técnico e jurídico para dar os esclarecimentos necessários. “Espero que essas obras alavanquem nossa economia, porque elas estão trazendo muitos transtornos. Temos, em um primeiro momento, muitas dificuldades. Mas peço agilidade e consciência dos engenheiros para que não fechem as ruas todas de uma vez só”, pediu.

 Fala da Comunidade

 Nelson Koch sugeriu orientar o pedestre sobre comportamento no trânsito, já que haverá uma valorização do pedestre no centro da Cidade. Nicolas Glaser falou que atrás das bancas há pessoas drogadas, alcoolizadas. Será feito algo neste sentido, indagou.

Angelo Sielger perguntou sobre o cronograma das obras que envolvem as bancas. O Executivo respondeu que devem se iniciar em janeiro de 2019. A arquiteta Andrea mencionou que, se tudo correr bem, a previsão é de que estejam prontas em 45 dias.

Valdir Glaser relatou que é o mais antigo comerciante das bancas. Ele ressaltou que elas são uma referência de Novo Hamburgo em qualquer município. Fernado Peteffi relatou problemas de infiltração sobre as bancas e também nos banheiros. E perguntou se haverá remodelações neste sentido. O Executivo afirmou que sim. 

Entenda melhor o que será revitalizado 

Revitalização da Praça do Imigrante, com nova iluminação, pavimentação e mobiliário; instalação de um Posto da Guarda Municipal na área onde funcionava o Receptivo Turístico;

Revitalização do Calçadão Oswaldo Cruz, com nova iluminação, nova pavimentação e mobiliário revitalizado; 

Revitalização das Bancas e construção de Café junto ao Largo Povo de Canelones; 

Novas redes de água, esgoto e drenagem separadas, possibilitando futuro tratamento do esgoto sanitário;

Nova rede elétrica, iluminação pública em sistema LED, telefonia compacta e com menor poluição visual;

Nova pavimentação das vias com CBUQ (asfalto);

Pavimentação das calçadas, com acessibilidade universal, com blocos de concreto; 

Nova sinalização de trânsito horizontal, vertical e semafórica em LED, inteligente, possibilitando melhor mobilidade de pedestres e veículos;

Novo mobiliário urbano (bancos, estares, equipamentos públicos)

Saiba mais:

A pauta começou a ser elaborada no início de maio, com o propósito de contemplar a preocupação de cidadãos hamburguenses com o impacto das obras de revitalização de um dos principais pontos de encontro do Município, financiadas a partir de empréstimo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A fim de debater as implicações e determinar a extensão das intervenções, a comissão encaminhou ofícios para a participação de representantes do corpo jurídico da Prefeitura, do gabinete da prefeita e das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários. Além disso, também foram convidados comerciantes que atuam nas bancas.

registrado em: