Legislativo hamburguense premiará seis projetos durante a Mostratec

por Jaime Freitas última modificação 23/10/2018 13h59
22/10/2018 – Ano passado, a Câmara de Novo Hamburgo realizou a entrega do primeiro Prêmio Cientista Júnior, reconhecendo os dois melhores trabalhos de escolas hamburguenses na Mostratec Júnior, voltada para estudantes de ensino fundamental. Em 2018, a premiação será ampliada para seis grupos de alunos, englobando também pesquisas da categoria principal da feira de ciência e tecnologia organizada pela Fundação Liberato. A decisão foi ratificada nesta segunda-feira, 22 de outubro, com a aprovação unânime em segundo turno de dois projetos de resolução propostos pela Mesa Diretora. A Mostratec ocorre até o dia 26 nos pavilhões da Fenac.
Legislativo hamburguense premiará seis projetos durante a Mostratec

Foto: Giovani Gafforelli/CMNH

Mais do que o reconhecimento, a iniciativa tem o objetivo de financiar a participação dos vencedores em feira nacional, através da concessão de passagens ou hospedagem para dois alunos e um professor-orientador por projeto ou ainda do pagamento da taxa de inscrição para o evento. Conforme a Mesa Diretora, composta pelo presidente Felipe Kuhn Braun (PDT), o vice Vladi Lourenço (PP) e os secretários Enio Brizola (PT) e Gabriel Chassot (Rede), o intuito é promover e valorizar os estudantes, acelerando o processo de expansão e renovação do quadro de pesquisadores.

Cientista Jovem

O Projeto de Resolução nº 5/2018 provoca modificações na Resolução nº 12/2018, que instituiu o Prêmio Cientista Júnior. A principal alteração está na ampliação da honraria para os quatro projetos de escolas hamburguenses mais bem classificados segundo a análise da comissão de avaliação da Mostratec Júnior. Em 2017, apenas as duas melhores pesquisas foram premiadas. Já o PR nº 6/2018 institui o Prêmio Cientista Jovem de Novo Hamburgo, que conferirá a distinção aos dois melhores projetos de instituições de ensino da cidade na categoria principal da Mostratec, voltada para estudantes de ensino médio e técnico.

Os seis grupos vencedores receberão passagem, hospedagem ou a taxa de inscrição para uma feira nacional afiliada à Mostratec. A entrega do prêmio será realizada em solenidade especial.

O que é um projeto de resolução?

Os projetos de resolução são propostas de regulações internas da Casa, sem efeito externo. Por exemplo, a Resolução nº 6/2015 institui o Regimento Interno do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal. Para entrar em vigor, o projeto de resolução depende apenas da aprovação em plenário, sem precisar passar por análise do Executivo.