Jornal Canudos encerra atividades e recebe reconhecimento da Câmara

por Daniele Silva última modificação 13/03/2023 23h38
13/03/2023 – Após 780 edições, o Jornal Canudos circulou na sexta-feira, 10, seus últimos exemplares. O encerramento do semanário foi lamentado pelo vereador Enio Brizola (PT), que via no periódico um exemplo de mídia comunitária e independente. Em homenagem aos serviços prestados ao longo de 16 anos, o parlamentar elaborou uma moção de reconhecimento. O texto foi aprovado por unanimidade durante a sessão plenária desta segunda-feira, 13.
Jornal Canudos encerra atividades e recebe reconhecimento da Câmara

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Idealizado por João Valderi, falecido em junho de 2020 em decorrência da Covid-19, o Jornal Canudos ainda permaneceu na ativa por quase três anos após sua morte. “O maior jornal semanal de Novo Hamburgo prestou relevantes serviços de informação nesta cidade, dando visibilidade às temáticas de interesse comunitário, econômico, político e ambiental de um dos maiores bairros do nosso município”, ressaltou Brizola.

Leia também: Rua em Canudos se chamará João Valderi dos Santos

Além da aprovação unânime, a moção redigida pelo petista também recebeu a assinatura dos outros 13 parlamentares. “É importante ressaltar o Jornal Canudos como exemplo de mídia comunitária, de imprensa local alternativa e independente, que fazia o contraponto e dava espaço e destaque para aqueles que dificilmente os ganhariam nas mídias controladas por grandes anunciantes, privados ou governamentais”, destaca o documento.

Na tribuna, Brizola lamentou o fechamento do semanário, especialmente em virtude do falecimento do idealizador do jornal, e lembrou o engajamento da empresa de comunicação também nas ações do bairro. “O Jornal Canudos fará falta para nós, especialmente neste momento de preparação para os 100 anos de Novo Hamburgo.”

Leia na íntegra a Moção nº 9/2023.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.