Guarda Municipal completa 31 anos de serviços à comunidade hamburguense
O vereador proponente cedeu seu espaço de fala ao guarda Vilson Moura, que também é o atual presidente do Grêmio Sindicato dos Funcionários Municipais (GSFM). Ele agradeceu aos parlamentares por votarem projetos em prol da corporação. “Hoje com muito orgulho a gente vem desempenhando nossas funções dentro do município, com muito êxito, com muita empatia pela comunidade hamburguense. Passados os anos a gente vai acumulando funções. Homens e mulheres valorosos que respondem 24 horas pela prefeitura de Novo Hamburgo.”
O diretor Ricardo Carvalho enfatizou o pioneirismo da GM hamburguense, que teve a participação de mulheres desde o início da corporação, que hoje desenvolve atividadesnas escolas municipais, por meio da ronda escolar e das ações promovidas pelo setor de ensino, com palestras sobre trânsito e primeiros socorros. Faz-se presente também nas unidades de saúde, nos demais prédios públicos, parques e áreas de lazer, eventos esportivos e culturais, na fiscalização de trânsito e junto ao conselho tutelar. E lembrou o primeiro dia de atuação, quando houve um grande temporal na cidade, e os agentes já puderam demonstrar suas habilidades. “Ao longo desse período avançamos e ganhamos mais experiência. São 11.315 dias de muitas conquistas, muito trabalho sempre servindo e protegendo nossa comunidade,” enfatizou o gestor, parabenizando cada um dos agentes ativos e aposentados que integram essa história.
O secretário de Segurança, general Roberto Jungthon, saudou a instituição Guarda Municipal, pois, segundo ele, as instituições são de extrema relevância para a manutenção da vida em sociedade. Lembrou, entretanto, que são as pessoas que fazem as coisas acontecerem e elas que são responsáveis pelos valores construídos ao longo dos anos. “Temos jovens hoje ingressando que estão sendo acolhidos com esses valores construídos ao longo de mais de três décadas.”
Saudações dos vereadores
Brizola destacou o quão importante é falar sobre as instituições e sobre a contribuição dos servidores municipais. “Celebrar os 31 anos da valorosa Guarda Municipal é valorizar o trabalho desses que estão dia e noite protegendo a cidade.”
O parlamentar contou que durante sua gestão como secretário de Obras houve três importantes eventos climáticos, que afetaram muito a cidade. “A GM foi imprescindível nesses momentos também, assim como sua atuação como polícia comunitária para garantir a ordem nas comunidades”, ponderou.
Ito Luciano (PTB) lembrou que ele e o colega Gerson Peteffi (MDB) são os únicos vereadores da atual legislatura que estavam presentes quando da criação da Guarda em 1992. E rememorou momentos em que as forças de segurança não atuavam de forma conjunta. Peteffi falou sobre as dificuldades na implementação da corporação e sobre a atuação dos agentes ao longo dos anos. “É a corporação que chega primeiro nos eventos mais adversos. E que sempre nos atende prontamente.” Também saudou a presença dos guardas no Hospital Municipal.
Felipe Kuhn Braun (PP) recordou momentos em que a Câmara lutou por melhorias para a Guarda Municipal, incluindo a equiparação salarial. “Quero deixar aqui meu registro como vereador e como cidadão de que sempre fui bem atendido. Testemunha que sou do trabalho de vocês, protegendo, cuidando, servindo a população.”
Inspetor Luz (MDB) reverenciou os colegas da área da segurança e citou o apoio que a Polícia Civil e a Brigada sempre receberam da Guarda Municipal. Também mencionou a Lei n° 13.022/2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais, incluindo as atribuições na lei maior do país. “Ninguém chega à Constituição Federal por nada, mas por reconhecimento e por ações realizadas em todo o Brasil.”
Ex-secretário de Esporte, Ricardo Ritter – Ica (PSDB) citou as inúmeras atividades externas das quais precisou do acompanhamento da Guarda Municipal. “Não lembro de nenhum evento esportivo em que tenha havido conflito entre o trânsito e os atletas que estavam praticando os mais diversos esportes.”
“Vida longa à Guarda Municipal, uma entidade que realmente presta um serviço excepcional na nossa cidade. Quando a gente precisa eles estão lá de prontidão. Na frente da escola, ajudando uma mãe a atravessar um filho, na frente da UPA, dando a assistência necessária. Na nossa cidade, com a grandeza que ela tem, a Guarda está sempre presente”, finalizou o presidente Fernando Lourenço (PDT).
Sobre a Guarda Municipal
A Guarda Municipal de Novo Hamburgo foi criada no dia 8 de janeiro de 1990, durante a gestão do então prefeito Paulo Ritzel, com a publicação da Lei Municipal nº 5/1990. O primeiro concurso público para a seleção de agentes, contudo, só foi realizado dois anos mais tarde. Ao todo, 149 homens e 31 mulheres foram recrutados e tiveram seus nomes homologados por portaria no dia 23 de março de 1992. A data foi adotada como o aniversário da corporação.
Subordinada à Secretaria de Segurança, a Guarda exerce o poder de polícia administrativa do Município, dando suporte às ações de braços do Executivo. É responsável também pela segurança escolar, pela fiscalização e realização de atividades preventivas de educação para o trânsito e pela proteção de bens, serviços e instalações públicas. Além disso, atua de forma conjunta com as forças de segurança estaduais e federais na prevenção da violência urbana.
Com sede na rua Jahu, 490, no bairro Pátria Nova, a Guarda Municipal conta hoje com o trabalho de 206 servidores efetivos, conforme dados de fevereiro disponibilizados pela Prefeitura em seu portal da transparência.