Grupo Hans Staden destaca papel do escotismo na formação de cidadãos

por Luís Francisco Caselani última modificação 25/08/2025 20h15
25/08/2025 – No último domingo, 24, o Grupo Escoteiro Hans Staden completou 57 anos de história. O primeiro sob reconhecimento de utilidade pública, proposto pelo vereador Felipe Kuhn Braun (PSDB) e aprovado pela Câmara de Novo Hamburgo em agosto do ano passado. Nesta segunda-feira, 25, o parlamentar voltou a dar destaque ao grupo, convidando à sessão o presidente Alexandre de Matos. Da tribuna, ele detalhou o trabalho formativo desenvolvido pela entidade com jovens de 6 a 21 anos, lobinhos e escoteiros que se reúnem aos sábados junto à Fundação Evangélica, no bairro Vila Nova.
Grupo Hans Staden destaca papel do escotismo na formação de cidadãos

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Em atividade ininterrupta desde 1968, o grupo foi criado em meio a um ambiente de busca por alternativas educacionais para crianças e adolescentes. Esse pensamento fez com que comunidades luteranas investissem no desenvolvimento do escotismo. Na região, dezenas de grupos foram fundados. Entre eles, o Hans Staden, nome dado em homenagem a um aventureiro alemão do século 16, famoso por ter passado nove meses refém de uma tribo tupinambá no sudeste brasileiro.

O movimento escoteiro é feito de jovens para jovens, em busca da construção de um mundo melhor. Uma forma de educação não formal que complementa os esforços das famílias e das escolas, oferecendo oportunidades de crescimento por meio de atividades progressivas, atraentes e variadas. O escotismo se fundamenta em valores, que são vividos, experimentados e reforçados a cada encontro, acampamento e projeto comunitário. É isso que torna os nossos jovens cidadãos responsáveis, comprometidos com suas escolhas e respeitosos com o próximo e com a natureza”, iniciou Matos.

Como exemplo de dedicação à vida comunitária, o presidente destacou a atuação durante as enchentes do ano passado, com o fornecimento de refeições às equipes de trabalho e ajuda na triagem de donativos. Sempre que somos acionados pela Defesa Civil, estamos presentes”, assegurou Matos, que ressaltou também a arrecadação de agasalhos, a doação de meias e materiais de higiene ao Lar São Vicente de Paula e a entrega de pilhas, baterias e tampas plásticas à AMO Criança.

Mesmo após 57 anos, o Hans Staden segue ativo, relevante e comprometido com a comunidade hamburguense. São gerações de jovens que passaram por nossas fileiras e que hoje levam para a vida os valores aprendidos no escotismo”, afirmou o convidado.

Autor do projeto de lei que reconheceu a utilidade pública do grupo Hans Staden, Felipe Kuhn Braun lembrou que a sessão desta segunda-feira também teria, minutos mais tarde, a votação do mesmo reconhecimento ao grupo Itapuí. O escotismo é uma das mais importantes ferramentas de formação de jovens e cidadãos. Por meio dele, crianças e adolescentes aprendem valores fundamentais como responsabilidade, solidariedade, respeito ao próximo, amor à natureza e espírito de equipe. É uma escola de vida que prepara nossos jovens para os desafios do futuro, incentivando a autonomia, a liderança e a cidadania”, reforçou o vereador.

Daia Hanich (MDB), Juliano Souto (PL) e Professora Luciana Martins (PT) parabenizaram o grupo por suas longevas contribuições à educação de crianças e adolescentes da cidade, incentivando o cuidado com o meio ambiente e o fortalecimento de valores humanos e espirituais. “O escotismo é uma marca no Brasil e no mundo há muitos anos. Fiz parte do Colégio Militar de Porto Alegre, e tínhamos muitas atividades parecidas, mas não tão completas. Sei o que significam a parceria e a amizade criadas entre os participantes. Vida longa ao escotismo, e que vocês possam ter cada vez mais adeptos”, desejou Juliano.

Matos elogiou os reconhecimentos de utilidade pública propostos aos dois grupos escoteiros, mas lamentou serem hoje as únicas unidades ainda em funcionamento na cidade. “Já tivemos oito grupos em Novo Hamburgo. Hoje, temos somente dois. Estamos sendo dizimados”, asseverou Matos, que convidou os interessados a buscarem mais informações no perfil do grupo no Instagram: @gehansstaden.

registrado em: