Grêmio Sindicato dos Funcionários Municipais pede reposição salarial digna aos servidores públicos de Novo Hamburgo

por Jaime Freitas última modificação 21/06/2023 21h32
21/06/2023 – No final de maio, a Prefeitura de Novo Hamburgo entregou à Câmara sua proposta de reposição inflacionária para os salários do funcionalismo. O índice definido foi de 5%, revisão aplicada aos vencimentos de servidores ativos, aposentados e pensionistas. O advogado do Grêmio Sindicato dos Funcionários Municipais (GSFM-NH), Nelson Lilioso, ocupou a tribuna durante a sessão plenária desta quarta-feira, 21, para externar o posicionamento da entidade a respeito do Projeto de Lei nº 22/2023. O texto, que também corrige salários de cargos em comissão, prefeita, vice-prefeito e secretários, ainda tramita no Legislativo.
Grêmio Sindicato dos Funcionários Municipais pede reposição salarial digna aos servidores públicos de Novo Hamburgo

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Tendo em vista a importância e relevância do tema, havíamos solicitado com bastante antecedência este espaço de fala. Já vínhamos trabalhando há alguns meses sobre a questão do dissídio dos servidores municipais. Conversamos com cada um dos parlamentares desta Casa, tanto de forma individual quanto coletivamente com a bancada do PSDB e com o colégio de líderes da Câmara. Trouxemos aqui as nossas pontuações e os elementos pelos quais o Grêmio Sindicato trabalha incansavelmente para buscar a reposição salarial digna dos servidores. Trouxemos cálculos formulados pelo Dieese e entidades que efetuam esses cálculos aritméticos, tendo em vista a perda salarial, inflação e demais elementos que corroeram o poder de compra dos servidores municipais. E não estamos falando das alterações recentes. O percentual de reajuste de 5% que hoje é proposto pela Administração Municipal é irreal perto das dificuldades de condições dos servidores. Atendo funcionários de todas as faixas salariais e posso afirmar que os que já ganham menos passarão fome, já estão passando fome. Servidores que estão em dificuldade ficarão com maiores dificuldades, e não estamos aqui falando em trocar de carro, fazer viagens. Falamos em comer”, relatou Lilioso.

O advogado informou que o sindicato apresentou um cálculo à Administração Municipal com a reposição dos valores salariais corrigidos conforme o índice acumulado dos últimos anos, na ordem de pouco mais de 16%, no qual ficaria mantido, pelo menos, o poder de compra competitivo diante dos prejuízos enfrentados em um curto intervalo de tempo. “Entendemos que a questão da pandemia limitou a todos, mas triênios não foram pagos; negociamos valores que já foram autorizados legalmente, mas não foram pagos aos servidores de segurança e da saúde. É uma situação difícil. Como Grêmio Sindicato, que além de sindicato é uma associação que presta serviços diários ao funcionalismo, nós vemos a realidade que os servidores mais pobres enfrentam. Trouxemos aqui o elemento técnico. Em um cálculo simples, demonstramos que um reajuste superior aos 5% não violaria a Lei de Responsabilidade Fiscal, motivo alegado pelo Executivo para não propor uma reposição maior. Demonstramos que seria possível alcançar 10%, que a Administração pode alcançar esse índice sem maiores prejuízos. Com algumas contas, boa vontade e esforço, conseguíramos chegar a esse percentual”, destacou o representante do Grêmio Sindicato.

Saiba mais: Prefeitura define índice de 5% para reposição salarial dos servidores

Tribuna Popular

Durante as sessões ordinárias, pessoas previamente inscritas também têm direito à fala, por meio do expediente da Tribuna Popular. As inscrições devem ser realizadas junto à Secretaria da Câmara, no terceiro andar do Palácio 5 de Abril, a partir do preenchimento de uma solicitação. As datas serão estabelecidas conforme disponibilidade de agenda.

registrado em: