Gerson Peteffi reúne-se com secretário da Agricultura do Estado

por Jaime Freitas última modificação 24/05/2023 17h15
27/04/2023 – Representando a Câmara de Novo Hamburgo, em atendimento ao Requerimento nº 553/2023, o vereador Gerson Peteffi (MDB), membro da Comissão de Meio Ambiente (Comam), participou de uma agenda com o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Estado, Giovani Feltes, na sede da pasta, em Porto Alegre. Na ocasião, o parlamentar esteve acompanhado de comitiva formada pela presidente do Sindicato Rural de Lomba Grande, Daniela Ronnau, e a coordenadora do Caminhos de Lomba Grande, Amanda Winck. Durante o encontro, os representantes do município falaram sobre a forte estiagem que atinge a região e a promoção do turismo local. O deputado estadual Carlos Búrigo (MDB), que preside a Frente Parlamentar em Defesa da Silvicultura, também participou da agenda.
Gerson Peteffi reúne-se com secretário da Agricultura do Estado

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Gerson Peteffi colocou o secretário Feltes a par dos problemas que o agricultor hamburguense vem enfrentando com a estiagem que atinge a região. Inclusive, fez uma moção em fevereiro deste ano para que a Prefeitura avaliasse a decretação de calamidade pública. “Nos últimos meses, Novo Hamburgo não recebe chuvas volumosas, o que impacta negativamente não só o nível do Rio dos Sinos, mas também a criação de animais e a agricultura, atividades que dependem das chuvas. Especialmente em Lomba Grande, onde os produtores rurais vivem uma situação dramática”, relata Peteffi, que ainda aponta os fortes prejuízos provocados pela estiagem ao setor agropecuário local, com a perda de lavouras, açudes secos e obstáculos no fornecimento de água às criações.

Daniela Ronnau, que preside o Sindicato Rural de Lomba Grande, reforçou as dificuldades enfrentadas pelos agricultores do bairro e debateu com o secretário a possibilidade de enquadrar os produtores no programa Avançar, do Governo do Estado. Dentro do eixo estratégico Irriga+RS, na modalidade cisternas, a iniciativa tem como objetivo proporcionar a instalação de estruturas de reserva de água para o auxílio na sustentabilidade das famílias do meio rural que vivem e obtêm sua renda de atividades como produção leiteira, avicultura, suinocultura e hortigranjeiros em geral e, desta forma, minimizar os recorrentes quadros de estiagens que ocorrem no estado, a falência dos seus negócios e o êxodo rural.

Giovani Feltes explicou que os beneficiários das cisternas são pequenos produtores pecuários, pessoas físicas, contemplando inclusive assentados da Reforma Agrária, indígenas e quilombolas. A instalação dos mecanismos ocorre por meio de convênios entre municípios e Estado para viabilizar o repasse de recursos. Desta forma, cabe à municipalidade a contratação de empresas que apresentem condições de entregar os reservatórios devidamente instalados nas propriedades conveniadas.

Em tese, o secretário destacou que os agricultores de Lomba Grande até poderiam se enquadrar e firmar convênios, mas relatou que o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese), dado comparativo usado para classificar as cidades gaúchas, é alto em Novo Hamburgo. “Quando comparado a outros municípios que enfrentam a mesma situação de estiagem, o município acaba por não se enquadrar no regramento do programa, justamente por ter um maior desenvolvimento econômico. E, como a verba é limitada, o alcance do programa também é." Feltes frisou que conhece a situação dos agricultores de Lomba Grande e encaminhará a demanda para avaliação técnica.

Caminhos de Lomba Grande

A coordenadora da rota turística Caminhos de Lomba Grande, Amanda Winck, apresentou ao secretário Feltes o recém-criado atrativo. “O roteiro, que teve incentivo e parceria da Prefeitura, une 13 empreendimentos em uma proposta de trabalho coletivo com oferta de produtos e serviços diversificados, que vão da gastronomia a atrativos culturais e naturais em uma das áreas mais belas do estado e dentro da região metropolitana”, disse Amanda. Feltes, após parabenizar a iniciativa, comprometeu-se a promovê-la. Ele solicitou fôlderes da nova rota para divulgação junto às secretarias de Turismo e Desenvolvimento Rural.

A rota

A rota Caminhos de Lomba Grande possibilita ao visitante passar o dia ao ar livre, ter contato com animais, com resgate de brincadeiras antigas, balneário e gastronomia farta para se deliciar no local ou levar para casa. Tudo isso num destino de paisagens bucólicas que também são caminhos ideais para a prática de cicloturismo e caminhadas. Os empreendimentos são parceiros e incentivam o visitante a conhecer todos, mas cada um com horários e dias de funcionamento específicos.