Moção pede que Prefeitura avalie declaração de calamidade pública devido à estiagem

por Jaime Freitas última modificação 07/02/2023 00h40
06/02/2023 – A Câmara de Novo Hamburgo aprovou por unanimidade nesta segunda-feira, 6, moção de apelo ao Executivo para que avalie a necessidade de declarar estado de calamidade pública devido ao baixo volume de chuva na cidade. Autor da matéria, Gerson Peteffi (MDB) aponta os prejuízos provocados pela estiagem ao setor agropecuário local, com a perda de lavouras, açudes secos e obstáculos no fornecimento de água às criações.
Moção pede que Prefeitura avalie declaração de calamidade pública devido à estiagem

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Novo Hamburgo não recebe uma chuva volumosa há mais de quatro meses, com repercussões negativas para o nível do Rio dos Sinos, a criação de animais e a agricultura. Especialmente em Lomba Grande, onde os produtores rurais vivem situação dramática”, relata Peteffi.

Leia na íntegra a Moção nº 2/2023. 

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

registrado em: