Formando cidadãos: estudantes da João Goulart participam de palestra do Vereador Mirim
Ministrada pela diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, a palestra inicial falou sobre o papel da Câmara e a importância da democracia na construção de uma sociedade participativa. Ela também apresentou os parlamentares que integram a 19ª Legislatura, incentivando os jovens a conhecerem quem os representa e a se envolverem desde cedo com os espaços de decisão política. Em seguida, o programa Lideranças do Futuro, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), parceiro do projeto, apresentou uma palestra sobre o assunto.
Chefe da Seção de Programas Institucionais da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul, a servidora pública Débora do Carmo Vicente trouxe de forma lúdica para os estudantes um convite para entender melhor como funciona o processo eleitoral brasileiro. Ao explicar o conceito de democracia representativa, destacou momentos da história do país em que o direito ao voto era restrito, excluindo mulheres e pessoas de baixa renda.
Débora falou sobre a baixa representatividade feminina na política e seu impactos negativos. Destacou, ainda, sobre a importância de pensarem e escolherem seus representantes quando chegar o momento de votarem.
A servidora também explicou que as urnas eletrônicas, utilizadas desde 1996, são seguras por não estarem conectadas à internet, o que impede ataques hackers. “A urna funciona basicamente como uma calculadora”, explicou. Por fim, alertou sobre os perigos da desinformação e destacou a educação como ferramenta para combater as notícias falsas, conhecidas como fake news.
Um dos momentos mais esperados da tarde foi a participação do público na simulação de votação em urnas eletrônicas, utilizando os mesmos equipamentos das eleições oficiais. Os estudantes também visitaram os setores administrativos da Câmara, incluindo os gabinetes parlamentares e o estúdio da TV Câmara NH.
Presenças
Entusiasta da ação, o presidente da Casa, Cristiano Coller (PP), salientou que os alunos também podem se tornar vereadores e, inclusive, alçar voos mais altos, chegando até a presidência da República. O parlamentar agradeceu aos servidores do TRE/RS pela parceria e as explicações que trazem sobre representatividade e coligações. "O que esclarece, por exemplo, por que um candidato que tenha um número maior de votos, às vezes, não ingressa no Legislativo", disse ao se referir à necessidade de atingir o quociente eleitoral.
A procuradora da Mulher na Câmara, vereadora Professora Luciana Martins (PT), explicou sobre a responsabilidade que assumiu no Legislativo desde o início do ano. "É um desafio estar aqui e estou muito feliz por isso. Quem colocar o nome para ser vereador, venha assistir a uma sessão aqui na Câmara”, convidou.
Ricardo Ritter – Ica (MDB) também saudou os estudantes que participaram deste segundo dia de palestras do Vereador Mirim. "Vocês estão aqui para aprender como podem melhorar a vida de quem precisa. Quem decide os rumos da cidade são os políticos em que vocês votam. Eles representam vocês", disse.
A aluna Luisa Pereira, de 12 anos, destacou que gostou muito de participar da palestra. Também estudante do 6º ano, Ana Júlia Carvalho Viana, de 11 anos, salientou que o momento foi importante para quem deseja ser vereador no futuro. “Já aprendemos como funciona o processo e pudemos ter várias ideias sobre o que fazer”, afirmou.
Ela ressaltou que um dos momentos que mais chamaram sua atenção foi a explicação sobre o projeto de lei de uma ex-vereadora mirim que propôs a inclusão de conteúdos sobre violência doméstica no ensino regular. “Os que praticam feminicídio devem ser punidos. Esse estudo na escola é importante porque não são só os adultos que são machistas. Tem muita criança que também é”, revelou.
Já Vicente Souza Ferreira, de 11 anos, destacou a explicação sobre a segurança das urnas eletrônicas.
Professora de Português dos 6º e 7º anos, Cristiane Santos afirmou que o Projeto Vereador Mirim contribui para inserir os jovens na vida política — algo que, segundo ela, será determinante para o futuro deles. “O momento foi fundamental para que os estudantes reflitam sobre quem desejam como representantes de sua cidade e também para que compreendam que têm o direito de cobrar melhorias em diversas áreas. Além disso, os alunos aprenderam muito sobre cidadania — um conhecimento que levarão para toda a vida”, destacou a educadora.
Caderno do Vereador Mirim
Os alunos participantes da quinta edição do Vereador Mirim receberam um caderno especial, que substitui a tradicional revista pedagógica utilizada até então. Com capa dura, linguagem acessível, ilustrações, jogos, adesivos e páginas coloridas, o novo material foi desenvolvido para tornar o aprendizado mais atrativo e participativo.
Além de acompanhar os conteúdos do programa, o caderno poderá ser utilizado no dia a dia escolar, apoiando atividades dentro da sala de aula. A criação foi coordenada pela Gerência de Comunicação Social da Câmara, com projeto gráfico e editorial assinados pela jornalista Maíra Kiefer e pela estagiária de design Julia Auler.
Sete escolas participam da edição 2025. Veja o cronograma das próximas palestras:
13/05 - EEEF Ayrton Senna
22/05 - EMEB Machado de Assis
12/06 - EMEB Monteiro Lobato
17/06 - EMEB Nilo Peçanha
26/06 - EEEF Osvaldo Aranha
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Próximas etapas
No decorrer do projeto, os alunos seguirão com atividades em sala de aula utilizando material pedagógico preparado por uma comissão de apoio. Cada escola realizará uma eleição interna, por meio de urnas eletrônicas também do TRE/RS, para escolher dois vereadores mirins titulares e um suplente. O ápice do projeto está previsto para o último trimestre de 2025, com uma sessão especial no Plenário Luiz Oswaldo Bender. Na ocasião, os vereadores mirins apresentarão projetos, indicações e pedidos de providências relacionados às demandas de suas comunidades escolares e seus bairros.