Palestra com alunos da Feevale dá início à 5ª edição do Vereador Mirim

por Luís Francisco Caselani última modificação 05/05/2025 20h53
24/04/2025 – Com a presença de cerca de 60 alunos do segundo ciclo do ensino fundamental da Escola de Aplicação Feevale, teve início na tarde desta quinta-feira, 24, a quinta edição do Projeto Vereador Mirim da Câmara de Novo Hamburgo. A visita à sede do Legislativo marca a primeira etapa da iniciativa, que busca aproximar os estudantes do funcionamento da democracia e incentivar o protagonismo juvenil.
Palestra com alunos da Feevale dá início à 5ª edição do Vereador Mirim

Fotos: Pyetra Trindade/CMNH

Além da apresentação dos vereadores, os alunos acompanharam uma série de palestras sobre o papel do Parlamento, a importância da participação política e os desafios do combate à desinformação. Demonstrando interesse e curiosidade, os jovens interagiram por meio de perguntas e dinâmicas que facilitaram a compreensão dos temas apresentados.

Educação para a cidadania

A palestra inicial, ministrada pela diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, conversou com os estudantes sobre o papel da Câmara e a importância da democracia na construção de uma sociedade participativa. Ela também apresentou os parlamentares que integram a 19ª Legislatura, incentivando os jovens a conhecerem quem os representa e a se envolverem desde cedo com os espaços de decisão política. Em seguida, o programa Lideranças do Futuro, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), parceiro do projeto, apresentou uma palestra sobre o assunto.

Chefe da Seção de Programas Institucionais da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul, a servidora pública Débora do Carmo Vicente trouxe de forma lúdica para os estudantes um convite para entender melhor como funciona o processo eleitoral brasileiro. Ao explicar o conceito de democracia representativa, destacou momentos da história do país em que o direito ao voto era restrito, excluindo mulheres e pessoas de baixa renda.

Para ilustrar, propôs uma dinâmica em que apenas os meninos presentes se levantassem. Em minoria, os estudantes representaram quem, até 1932, tinha direito ao voto. Ela também explicou que as urnas eletrônicas, utilizadas desde 1996, são seguras por não estarem conectadas à internet, o que impede ataques hackers. “A urna funciona basicamente como uma calculadora”, explicou. Por fim, alertou sobre os perigos da desinformação e destacou a educação como ferramenta para combater as notícias falsas.

O ponto alto da tarde foi a simulação de votação simbólica em urnas eletrônicas, utilizando os mesmos equipamentos das eleições oficiais. Os estudantes também visitaram os setores administrativos da Câmara, incluindo os gabinetes parlamentares e o estúdio da TV Câmara NH.

Presenças

A abertura oficial da edição 2025 contou com a presença dos vereadores Eliton Ávila (Podemos), Juliano Souto (PL) e Ricardo Ritter – Ica (MDB), que deram as boas-vindas aos estudantes, parabenizaram a iniciativa do projeto e destacaram a importância da formação política desde a juventude.

O professor Isaias Ildebrand, que acompanhou os alunos no turno da tarde, destacou que os jovens vêm aprendendo sobre os três poderes em sala de aula, o que tem ampliado seu entendimento político desde cedo. “Percebo a importância do Vereador Mirim porque ele traz uma visão autêntica para os alunos. As falas das palestrantes, ao afirmarem que política também é assunto de criança, são fundamentais para esse letramento. Eles começam a entender como aplicar esses saberes no futuro, buscando o melhor para todos”, destacou.

Animados com a experiência, os estudantes demonstraram entusiasmo com o projeto. “Acho bem importante crianças saberem de política, porque, quando crescermos, também vamos votar”, afirmou a aluna Manuela Glaser. Questionados sobre ideias para projetos de lei, os jovens apontaram temas como a defesa da causa animal, o combate à violência contra a mulher e a valorização de profissões muitas vezes invisibilizadas e alvo de preconceito, como catadores de resíduos e faxineiros.

Material pedagógico ganha nova versão

Os alunos participantes da quinta edição do Vereador Mirim estão recebendo um caderno especial, que substitui a tradicional revista pedagógica utilizada até então. Com capa dura, linguagem acessível, ilustrações, jogos, adesivos e páginas coloridas, o novo material foi desenvolvido para tornar o aprendizado mais atrativo e participativo.

Além de acompanhar os conteúdos do programa, o caderno poderá ser utilizado no dia a dia escolar, apoiando atividades dentro da sala de aula. A criação foi coordenada pela Gerência de Comunicação Social da Câmara, com projeto gráfico e editorial assinados pela jornalista Maíra Kiefer e pela estagiária de design Julia Auler.

Acesse aqui a versão digital.

Sete escolas participam da edição 2025

Coordenado pela Escola do Legislativo Vereador Sergio Luis Hanich, o Projeto Vereador Mirim envolve este ano sete instituições de ensino: as escolas municipais Machado de Assis, Monteiro Lobato, Presidente João Goulart e Presidente Nilo Peçanha; as estaduais Ayrton Senna e Osvaldo Aranha; e a Escola de Aplicação Feevale.

"Essa é uma oportunidade única de vivência democrática. Os alunos aprendem, participam, opinam e se veem como parte da construção de uma cidade melhor", afirmou Maria Carolina, coordenadora da ação.

Próximas etapas

No decorrer do projeto, os alunos seguirão com atividades em sala de aula utilizando material pedagógico preparado por uma comissão de apoio. Cada escola realizará uma eleição interna, por meio de urnas eletrônicas também do TRE/RS, para escolher dois vereadores mirins titulares e um suplente. O ápice do projeto está previsto para o último trimestre de 2025, com uma sessão especial no Plenário Luiz Oswaldo Bender. Na ocasião, os vereadores mirins apresentarão projetos, indicações e pedidos de providências relacionados às demandas de suas comunidades escolares e seus bairros.

* Texto de Gabriela Panassal, estagiária de jornalismo da Gerência de Comunicação Social da Câmara.