Fernando Lourenço presidirá a Câmara de Novo Hamburgo em 2023

por Tatiane Souza última modificação 14/12/2022 21h30
14/12/2022 – Os vereadores hamburguenses escolheram na tarde desta quarta-feira, 14, seus quatro representantes que comporão a Mesa Diretora da Câmara no próximo ano. Por nove votos a cinco, foi eleita a chapa encabeçada por Fernando Lourenço (PDT). Em seu segundo mandato consecutivo, o parlamentar fará sua estreia como presidente do Legislativo. Ele terá a companhia do vice Ricardo Ritter – Ica (PSDB), da primeira-secretária Tita (PSDB) e do segundo-secretário Cristiano Coller (PTB). O quarteto exercerá mandato de um ano.
Fernando Lourenço presidirá a Câmara de Novo Hamburgo em 2023

Foto: Daniele Souza/CMNH

Além de seus integrantes, a chapa eleita contou com o endosso dos vereadores Gerson Peteffi (MDB), Ico Heming (PDT) – que substituiu Darlan Oliveira (PDT), afastado por motivos de saúde –, Ito Luciano (PTB), Raizer Ferreira (PSDB) e Vladi Lourenço (PSDB). Os nove votos foram suficientes para derrotar a nominata adversária, formada pelo presidente Gustavo Finck (PP), a vice Lourdes Valim (Republicanos) e os secretários Enio Brizola (PT) e Inspetor Luz (MDB). A votação foi precedida por reuniões das bancadas do PP, PT e Republicanos. 

Fernando Lourenço assume o comando da Câmara logo após atuar como vice-presidente, sob a liderança do agora secretário Cristiano Coller. Aos 50 anos, o vereador agradeceu a confiança de seus pares e comemorou a aprovação de seu nome para o cargo mais alto da hierarquia legislativa.

Confira a lista com todos os vereadores que já ocuparam a Presidência da Câmara. 

Mesa Diretora

A Mesa é o órgão diretivo da Câmara de Vereadores, a quem cabe sua administração e gestão financeira. Apenas seus integrantes podem propor a criação de cargos necessários ao bom andamento do Legislativo, bem como a fixação ou alteração de vencimentos e subsídios. Também é de sua responsabilidade a elaboração da proposta orçamentária da Câmara para o ano seguinte. A Mesa Diretora se reúne regimentalmente com os líderes de bancada todas as segundas-feiras, 30 minutos antes da sessão, a fim de deliberar sobre a Ordem do Dia das reuniões plenárias da semana e sobre assuntos gerais da Casa.

Comissão Representativa

Durante a sessão, também ficou definida a Comissão Representativa, que atuará durante o recesso parlamentar – de 16 de dezembro a 31 de janeiro. Entre as atribuições do grupo estão o zelo pelas prerrogativas do Poder Legislativo e pela observância da Lei Orgânica, a convocação extraordinária da Câmara, a concessão de autorização para que a prefeita se ausente do Município por mais de 15 dias e a tomada de medidas urgentes de competência do Parlamento. Integram a comissão o presidente eleito Fernando Lourenço e os vereadores Cristiano Coller (PTB), Ito Luciano (PTB), Ricardo Ritter – Ica (PSDB) e Tita (PSDB). Exercerão a suplência os parlamentares Enio Brizola (PT), Gerson Peteffi (MDB), Raizer Ferreira (PSDB) e Vladi Lourenço (PSDB).