Felipe Kuhn Braun abre 2ª edição do Projeto Vereador Mirim
O presidente da Casa destacou que política é um assunto muito amplo – e não se resume apenas ao voto. “Vocês podem participar do processo de diversas formas”, destacou. Neste sentido, a fase inicial do projeto Vereador Mirim é justamente mostrar ao jovem como ele já participa da vida política da sua cidade, abordando amplamente o conceito de cidadania. A responsável pelas palestras é a diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen. Durante o encontro, ela falou sobre o funcionamento da Câmara, o papel dos vereadores e como o cidadão também tem voz durante as sessões em espaços como audiências públicas, sessões comunitárias, tribuna popular.
Enio Brizola disse que o pior analfabeto é o que não lê sobre política. “Hoje, nós estamos vereadores e, amanhã, serão vocês. Por isso, é importante ler, falar e discutir política. Tudo, desde o aumento do feijão até questões como o desemprego, é obra da política. Vocês vão ver que têm algumas pessoas que fazem mau uso dela, mas que também há algumas instituições que zelam pela boa prática. E esse é um importante papel dos cidadãos”, lembrou Brizola. O vereador desejou que as campanhas nas escolas priorizem propostas que possam trazer melhorias para a escola, o bairro e, inclusive, a cidade.
Professor Issur Koch ressaltou que os futuros vereadores mirins, governantes, empresários, professores estão entre os alunos presentes no plenário. Ele disse que os estudantes vão perceber com o projeto que político não é ninguém diferente, nem melhor ou pior. “Nós fazemos política todos os dias, nas mais diversas ações. Vocês já são vereadores na escola de vocês. Quando avisam que o bebedouro está vazando, por exemplo, atuam como agente político”, falou. O vereador disse, ainda, que os parlamentares representam o povo, defendendo diferentes demandas, tais como saúde, educação, mobilidade urbana. “Queiram estar nestas cadeiras. Não se afastem da política. Saiam daqui com muito aprendizado e com vontade de fazer o melhor”, concluiu Issur.
Representando a Secretaria Municipal de Educação, parceira na realização do Projeto Vereador Mirim, Adriane Luísa Brevia, agradeceu especialmente às escolas, professores, equipe diretiva e alunos. E destacou que o objetivo principal da ação é conhecer melhor o que é feito na Casa Legislativa e os reflexos desse trabalho na cidade.
O projeto
O projeto é dividido em sete etapas: palestras na Câmara, eleição dos vereadores mirins e suplentes, sessão de diplomação, trabalho em sala de aula entre professores e alunos utilizando o material pedagógico, elaboração das proposições pelos vereadores mirins, ensaio e sessão do Vereador Mirim. Participam desta edição 700 estudantes do 5º ao 9º ano de sete escolas municipais.
Os alunos também realizaram um passeio por todos os andares da Câmara para conhecer os setores e os gabinetes, receberam lanche e duas publicações – A Carta de Serviços ao Cidadão, destinados aos pais e responsáveis, e a Revista do Vereador Mirim, publicação infanto juvenil que explica melhor o funcionamento do Legislativo hamburguense.
Clique para ver a Carta de Serviços ao Cidadão da Câmara Municipal de Novo Hamburgo
Clique para visualizar a Revista do Vereador Mirim
Clique para conhecer as escolas participantes e saber mais sobre o Projeto Vereador Mirim