Estudantes recebem reconhecimento do Legislativo por premiação internacional no Chile

por Luís Francisco Caselani última modificação 03/10/2023 00h00
02/10/2023 – Entre os dias 7 e 9 de setembro, o estudante hamburguense João Victor Roth, aluno da QI de Gravataí, participou do Concurso Internacional de Projetos de Computação Infomatrix, no Chile. Ao lado do colega Aécio Medeiros da Silva e do professor-orientador Rodrigo Barreto, Roth foi agraciado com o primeiro lugar pela apresentação do aplicativo D’Boa. Como forma de reconhecimento ao desempenho dos estudantes, a vereadora Lourdes Valim (Republicanos) redigiu moção de aplauso aos jovens. O documento foi aprovado por unanimidade na sessão desta segunda-feira, 2.
Estudantes recebem reconhecimento do Legislativo por premiação internacional no Chile

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

O aplicativo busca auxiliar pessoas que sofrem com crises de ansiedade e ataques de pânico. Para isso, a tecnologia utiliza cartões de enfrentamento, desenvolvidos com exercícios de controle de respiração, autofoco e outras atividades de estímulo mental que, combinados, cumprem o objetivo de ajudar o usuário durante momentos de instabilidade

Autora da Moção nº 73/2023, a republicana destacou que os esforços dos jovens foram recompensados com a premiação. “Por toda essa dedicação, foi alcançando, com seu projeto, o prêmio máximo, a medalha de ouro e o título de campeões da feira”, ressalta a parlamentar.

Saiba mais: Aplicativo ajuda pessoas com transtornos de ansiedade e síndrome do pânico

Presentes à sessão, os alunos apresentaram um vídeo explicativo sobre o projeto e mostraram todo o processo até a participação na feira internacional. João Victor, que esteve no plenário do Legislativo em agosto, agradeceu a parceria de Aécio, com quem dividiu o reconhecimento. “Queria, de forma bem simples, expor minha alegria em retornar aqui e poder cumprir a promessa que fiz na última ocasião, que era voltarmos do Chile premiados. Hoje, não só voltamos premiados, como temos a oportunidade de apresentar o troféu de primeiro lugar e a medalha geral de ouro”, orgulhou-se.

Diretora regional da QI, Roberta Brodt parabenizou a Câmara por incentivar projetos educacionais e de pesquisa. Já o professor Rodrigo Barreto elogiou os alunos pela realização. Eles desenvolveram um baita projeto pensando não somente em si, mas em ajudar pessoas e combater esse mal. Os problemas de saúde mental afetam mais de 17 milhões de brasileiros e trazem um custo de mais de R$ 2 bilhões ao SUS”, mensurou.

O que é uma moção?

A Câmara se manifesta sobre determinados assuntos – aplaudindo ou repudiando ações, por exemplo – por meio de moções. Esses documentos são apreciados em votação única e, caso sejam aprovados, cópias são enviadas às pessoas envolvidas. Por exemplo, uma moção louvando a apresentação de um projeto determinado no Senado pode ser enviada ao autor da proposição e ao presidente daquela casa legislativa.

registrado em: