Especialista em saúde da criança explica por que os números de sífilis congênita cresceram no Brasil
Transmitida por relações sexuais sem o uso de preservativo, a sífilis é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum. O médico esclareceu que, quando uma gestante é contaminada, ela pode passar a doença para o feto através da placenta em qualquer fase da gravidez. No decorrer da entrevista, Davi falou sobre os exames utilizados para detectar a doença, a importância de as grávidas realizarem o pré-natal e os sintomas da sífilis adquirida.
O especialista, que também é professor de Medicina da Universidade Feevale, destacou os perigos que o bebê infectado corre e as possíveis sequelas, a chamada herança sifilítica. Ele também informou que a criança deve ser acompanhada por especialista nos dois primeiros anos de vida para garantir a sua saúde integral.
Segundo o Ministério da Saúde, cresceu a quantidade de casos de sífilis e de sífilis congênita em todos os estados. O Rio Grande do Sul é a segunda unidade da federação em maior número de infecções. Os dados também apontam que, no ano passado, o RS teve 5.284 casos de sífilis adquirida e 1.564 de sífilis congênita.
Davi de Paula ainda informou que o tratamento para a sífilis e a sífilis congênita é simples e fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A mediação da entrevista foi da jornalista Tatiane Lopes.
Um programa para a família toda. Assista na íntegra:
Vitalidade
No ar desde 2012, o Vitalidade é um programa de saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento produzido pela TV Câmara NH, emissora da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br