Especialista em saúde da criança explica por que os números de sífilis congênita cresceram no Brasil

por Tatiane Souza última modificação 26/10/2021 20h16
26/10/2021 – A campanha #OutubroVerde – mês dedicado à conscientização da sífilis congênita – é o assunto do Vitalidade que está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e também no Youtube da emissora Legislativa. O médico pediatra e neonatologista Davi de Paula, doutor em saúde da criança, explicou os motivos que levaram o crescimento tanto da sífilis quanto da sífilis congênita em todo o Brasil, principalmente durante a pandemia.
Especialista em saúde da criança explica por que os números de sífilis congênita cresceram no Brasil

Foto: Lucas Mallmann/TV Câmara NH

Transmitida por relações sexuais sem o uso de preservativo, a sífilis é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum. O médico esclareceu que, quando uma gestante é contaminada, ela pode passar a doença para o feto através da placenta em qualquer fase da gravidez. No decorrer da entrevista, Davi falou sobre os exames utilizados para detectar a doença, a importância de as grávidas realizarem o pré-natal e os sintomas da sífilis adquirida.

O especialista, que também é professor de Medicina da Universidade Feevale, destacou os perigos que o bebê infectado corre e as possíveis sequelas, a chamada herança sifilítica. Ele também informou que a criança deve ser acompanhada por especialista nos dois primeiros anos de vida para garantir a sua saúde integral.

Segundo o Ministério da Saúde, cresceu a quantidade de casos de sífilis e de sífilis congênita em todos os estados. O Rio Grande do Sul é a segunda unidade da federação em maior número de infecções. Os dados também apontam que, no ano passado, o RS teve 5.284 casos de sífilis adquirida e 1.564 de sífilis congênita.

Davi de Paula ainda informou que o tratamento para a sífilis e a sífilis congênita é simples e fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A mediação da entrevista foi da jornalista Tatiane Lopes.

Um programa para a família toda. Assista na íntegra:


Vitalidade

No ar desde 2012, o Vitalidade é um programa de saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento produzido pela TV Câmara NH, emissora da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br