Escola do Legislativo faz seis anos e planeja ofertar cursos próprios a distância a partir de 2021

por Maíra Kiefer última modificação 22/01/2021 22h36
27/10/2020 - Com aproximadamente 7,5 mil participantes em mais de 100 atividades ao longo de sua história, a Escola do Legislativo de Novo Hamburgo completa seis anos nesta terça-feira, dia 27, com planos de expandir sua atuação em 2021, voltando-se à educação a distância (EAD).

Desde o princípio, em 2014, quando a iniciativa foi idealizada, o objetivo desse braço da Casa Legislativa não se restringia a qualificar servidores e vereadores. Entre as metas estava abrir as portas da Câmara para a comunidade, como ocorreu posteriormente com a implantação do Projeto Vereador Mirim, instituído por meio do Decreto Legislativo nº 5/2017 e que até 2019 incentivou a participação de estudantes municipais na política, levando-os a conhecer  o Palácio 5 de Abril e aprender de forma prática as atribuições e os deveres dos parlamentares. O programa, que teve três edições em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foi temporariamente interrompido assim como muitas outras atividades usualmente oferecidas pela instituição.

Em relação a 2020, a diretora da Escola do Legislativo de Novo Hamburgo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, ressalta que "apesar deste ano apresentar muitos desafios para as organizações públicas, ele tem oportunizado uma readaptação à nova realidade imposta, modificando a forma de prestação dos serviços públicos com a adoção de novas tecnologias”.

Nesse sentido, Maria Carolina tem concentrado esforços na aquisição de conhecimento e de estrutura para que a Escola do Legislativo possa iniciar a oferta de cursos próprios a partir de 2021, por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), utilizando uma plataforma de software livre, que já foi disponibilizado para teste pela equipe de Gerência de Tecnologia da Informação. O primeiro curso que será elaborado tem como público-alvo os vereadores e assessores da nova legislatura, cuja posse ocorrerá no próximo ano.

"Tenho acompanhado o trabalho de outras escolas de governo que investiram em uma estrutura para a oferta de cursos on-line próprios através de um AVA. Posso afirmar que em todos os casos esse investimento tem trazido retorno, não só para a melhoria da prestação dos serviços públicos, com a capacitação dos integrantes das organizações, mas também para a sociedade, que se beneficia com atendimento de melhor qualidade e com as ofertas gratuitas de oportunidades de capacitação", esclareceu a diretora.

Histórico

A Câmara de Novo Hamburgo é pioneira no Vale dos Sinos na implantação de uma Escola do Legislativo. Criado pelo Projeto de Resolução nº 6/2014, de autoria da Mesa Diretora, que deu origem à Resolução nº 5/2014, assinada à época pelo presidente da Câmara, Naasom Luciano, o setor foi lançado em solenidade com a participação de representantes de diversas entidades. A oferta de cursos se iniciou em junho de 2015. Mesmo ao longo dos anos, a instituição manteve uma composição enxuta com um servidor concursado (direção da escola) e um estagiário do curso de Relações Públicas. Além da diretora Maria Carolina, também esteve à frente dos trabalhos por um período Artêmio Friedrich.

Ao longo dos anos, o trabalho desenvolvido contou com o importante apoio de outros setores da Casa. Essa parceria possibilitou inúmeras ações pertinentes às três principais áreas de atuação: capacitação, formação de cidadania e desenvolvimento institucional, cultura, integração e pesquisa.

Até 2019, todas as atividades eram realizadas de forma presencial. Com o advento da pandemia, essas iniciativas previstas para 2020 não puderam ser realizadas, sendo substituídas pela divulgação semanal de oportunidades de capacitação on-line. Com as limitações impostas devido aos cuidados sanitários, novas oportunidades surgiram, como o compartilhamento de conhecimento e de boas práticas proporcionados por outras organizações públicas por meio de eventos virtuais.

Desde novembro do ano passado, o segmento de capacitação do Legislativo hamburguense integra a Rede de Escolas de Governo dos Municípios. Em setembro de 2020, foi lançado pelo grupo, em parceria com o Interlegis, o curso o Papel do Vereador, voltado para os candidatos ao cargo e para a sociedade em geral.

Nos seis anos de história, foram firmados convênios com diversas instituições, como a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), Rede Nacional de Escolas de Governo, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS) e Serviço Social do Comércio (Sesc-RS).