Escola do Legislativo: Educadores se reúnem na Câmara para orientações sobre o Vereador Mirim

por Tatiane Souza última modificação 28/03/2025 16h56
28/03/2025 - Após uma pausa em virtude das eleições municipais de 2024, o Vereador Mirim retorna à Câmara de Novo Hamburgo para a sua 5ª edição. Na tarde desta quinta-feira, 27, representantes das escolas selecionadas para o projeto deste ano estiveram na Casa Legislativa para receberem orientações sobre as atividades que serão desenvolvidas ao longo de 2025. Entre 2017 e 2023, mais de cinco mil estudantes participaram do projeto, que incentiva a participação do jovem na política por meio da integração da Câmara com a comunidade escolar.
Escola do Legislativo: Educadores se reúnem na Câmara para orientações sobre o Vereador Mirim

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

A diretora da Escola do Legislativo Sergio Luis Hanich, Maria Carolina Hagen, falou sobre o projeto, destacou sua importância para os jovens e apresentou o cronograma de ações destinadas a professores e alunos. Os educadores presentes receberam exemplares da Coleção em Miúdos, publicação elaborada por meio de uma parceria entre a Escola do Legislativo de Pouso Alegre (MG), o Senado Federal e a Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (Abel). 

Saiba mais sobre o Projeto Vereador Mirim

A 5ª edição do Vereador Mirim 2025 é destinada a turmas do 5º ao 9º ano de escolas municipais, estaduais, privadas e filantrópicas e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Novo Hamburgo, da 2ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), da Escola Judiciária Eleitoral. Além disso, diversos setores da própria Câmara, como a Comunicação, o Cerimonial, as Diretorias Legislativa e Administrativa e a Procuradoria dão suporte à organização do projeto. 

Ao todo, sete instituições de ensino participam do Vereador Mirim 2025: 

  • EMEB Presidente João Goulart

  • EMEB Monteiro Lobato

  • EMEB Machado de Assis

  • EMEB Presidente Nilo Peçanha

  • Escola Estadual Osvaldo Aranha

  • Escola Estadual Ayrton Senna

  • Escola de Aplicação FEEVALE 

Texto de Juliano Lannes, estagiário de Jornalismo da Escola do Legislativo

 

registrado em: