Escola do Legislativo completa sete anos com ações que envolveram mais de 10 mil pessoas

por Tatiane Souza última modificação 04/11/2021 17h55
28/10/2021 – A Escola do Legislativo completou sete anos de sua criação nesta quarta-feira, 27 de outubro. Durante esse período, foram realizadas mais de 130 atividades presenciais e virtuais que envolveram mais de 10 mil participantes. O ano de 2021 foi marcado pela expansão do trabalho, quando a Escola voltou-se à educação à distância (EAD). Durante a sessão plenária, o presidente da Câmara, Raizer Ferreira (PSDB), parabenizou todos os envolvidos nas atividades da Escola pelos anos de grande valia para o Legislativo e para a cidade.
Escola do Legislativo completa sete anos com ações que envolveram mais de 10 mil pessoas

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

A Câmara de Novo Hamburgo é pioneira no Vale dos Sinos na implantação de uma Escola do Legislativo. Criado pela Resolução nº 5/2014, assinada à época pelo então presidente Naasom Luciano, o setor foi lançado em solenidade com a participação de representantes de diversas entidades. A oferta de cursos se iniciou em junho de 2015. “Tenho muito orgulho de ter sido na minha gestão como presidente a viabilização deste importante espaço de qualificação permanente dos nossos servidores públicos e demais membros da comunidade. Vida longa à Escola do Legislativo hamburguense”, manifestou nas redes sociais o ex-vereador Naasom, atualmente secretário municipal de Saúde. 

Desde o princípio, o objetivo desse braço da Casa Legislativa não se restringia a qualificar servidores e vereadores. Entre as metas estava abrir as portas da Câmara para a comunidade, como ocorreu posteriormente com a implantação do Projeto Vereador Mirim, instituído por meio do Decreto Legislativo nº 5/2017 e que até 2019 incentivou a participação de estudantes municipais na política, levando-os a conhecer o Palácio 5 de Abril e a aprender de forma prática as atribuições e os deveres dos parlamentares. A iniciativa, que teve três edições em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foi temporariamente interrompida nos últimos dois anos devido à pandemia da Covid-19.

Ao longo do tempo, a instituição manteve uma composição enxuta, com um servidor concursado sendo responsável pela direção da Escola. Além da atual diretora Maria Carolina Seitenfus Hagen, também esteve à frente dos trabalhos por um período o oficial legislativo Artêmio Friedrich.

Em 2021, após muito planejamento, a Escola estreou o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), uma plataforma de software livre que ainda está sendo aperfeiçoada para que cursos próprios da Câmara possam ser ofertados. “Este ano, recebemos um grande presente: o Projeto Vereador Mirim foi mencionado na edição nacional do Guia do Parlamento Aberto 2020 como um exemplo de ação relacionada à participação social através do desenvolvimento de programa de caráter pedagógico, destinado à educação para a cidadania e à formação política da sociedade”, destacou Maria Carolina.

"A Escola do Legislativo atua na capacitação de servidores e comunidade, formação de cidadania e desenvolvimento institucional, cultura, integração e pesquisa. É responsável pelos projetos Vereador Mirim, Prêmio Leopoldo Petry de Literatura e o Seminário de Desenvolvimento Econômico, iniciativas de grande repercussão na comunidade hamburguense”, destacou o presidente Raizer no dia do aniversário do setor.

A vereador Lourdes Valim (Republicanos) também reconheceu a importância da instituição. “Parabéns à Escola do Legislativo pelos sete anos de atuação, sucesso e competência. Tem meu carinho e respeito”, destacou.

Felipe Kuhn Braun (PP) lembrou a ampliação das atividades da Escola quando ocupou a presidência da Câmara, em 2018. Ele fez um destaque especial ao Projeto Vereador Mirim e salientou a importância do setor para o Legislativo e para a comunidade. "Nossos cumprimentos aos sete anos da Escola do Legislativo, que foi um projeto muito importante para este Parlamento. A materialização da Escola é, de fato, a realização de diversas atividades que esta Casa oferece à comunidade", relatou o edil.

Saiba mais 

Ao longo dos anos, o trabalho desenvolvido contou com o importante apoio de outros setores da Casa. Essa parceria possibilitou inúmeras ações pertinentes às três principais áreas de atuação da Escola: capacitação, formação de cidadania e desenvolvimento institucional, cultura, integração e pesquisa.

Até 2019, todas as atividades eram realizadas de forma presencial. Com o advento da pandemia, essas iniciativas foram substituídas pela divulgação semanal de oportunidades de capacitação online. Em 2021, em formato de lives, a Escola ofertou diversos eventos virtuais, cursos, palestras e seminários para o público interno e externo.

Nos sete anos de história, foram firmados convênios com diversas instituições, como a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), a Rede Nacional de Escolas de Governo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS) e o Serviço Social do Comércio (Sesc-RS).