Entidades participam de reunião para debater Seminário de Desenvolvimento Econômico

por Daniele Silva última modificação 24/05/2022 13h05
23/05/2022 – Representantes de entidades parceiras à realização do Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo estiveram na sede do Legislativo hamburguense na última quinta-feira, 19, para debater a organização da 4º edição do evento. Desde o ano passado, a atividade, promovida pela Comissão de Competitividade e Finanças da Câmara (Cofin) e a Escola do Legislativo, integra o calendário oficial de evento do município. O objetivo é discutir o cenário local, buscando alternativas para ampliação da produtividade das empresas e da geração de emprego e melhorias na qualificação e renda dos trabalhadores. Em 2022, o seminário deverá acontecer no formato híbrido.
Entidades participam de reunião para debater Seminário de Desenvolvimento Econômico

Foto: Daniele Souza/CMNH

O presidente da Cofin, vereador Enio Brizola (PT), falou sobre as três primeiras edições do seminário, que permitiram um amplo debate sobre temas importantes para o crescimento econômico da cidade. O parlamentar explicou que ele e os demais colegas da Cofin, Ricardo Ritter – Ica (PSDB) e Gerson Peteffi (MDB), elegeram o tema qualificação como um dos destaques deste ano, tendo em vista a verificação de falta de mão de obra especializada em várias empresas da cidade.

Raizer Ferreira (PSDB), presidente da Casa em 2021, ressaltou o impacto positivo da 3ª edição que, por conta da pandemia, ocorreu de forma totalmente virtual. Já o diretor-geral da Câmara, Flávio Teixeira, colocou a estrutura da Casa Legislativa à disposição para organização e realização do evento.

Leia mais:

- Seminário de Desenvolvimento Econômico: com versão virtual, evento teve recorde de público e interações

A falta de trabalhadores qualificados, especialmente para a indústria, foi citada por diversas entidades, assim como a necessidade de se mapear o perfil daqueles que estão buscando vagas no mercado e a relevância das empresas terem boas práticas de gestão de pessoas. O professor Alexandre Cerveira, da IENH, ressaltou também a diversidade, como forma de atrair diferentes públicos para atuar nas empresas.

Participaram também do encontro: Ana Paula da Silva, da FTEC Faculdades; Ana Rita Ferreira Schenkel da secretaria de Desenvolvimento Econômico de NH; Carlos Frank e Vera Lange, CDL-NH; Luis Alexandre Cerveira, IENH; Luiz Valdemir Ribas da Cruz Junior, Assintecal; Jéssica Rocha e Maria Carolina Hagen, da Câmara de Novo Hamburgo. Próxima reunião para organização e definição das datas do seminário deverá ocorrer no início de junho.