Entidades oferecem serviços e informações na 4ª edição do Domingo por Elas

por Daniele Silva última modificação 16/05/2022 20h12
16/05/2022 – A Base de Ação Comunitária Integrada Kephas (Baci) recebeu a quarta edição do Domingo por Elas. O evento, promovido pela Procuradoria Especial da Mulher e pela Rede Integrada Laço Lilás, ocorreu na tarde do dia 15. Apesar do mau tempo, a comunidade presente teve acesso a serviços como cortes de cabelo, informações sobre vagas na Agência Municipal de Emprego (AME) e orientações sobre como buscar ajuda em casos de violência doméstica. A abertura ficou por conta da banda da Brigada Militar.
Entidades oferecem serviços e informações na 4ª edição do Domingo por Elas

Foto: Daniele Souza/CMNH

Conforme o mestre da Banda de Música do CRPO Vale do Sinos, sargento Diornes Viliano, além de levar cultura, o grupo tem por objetivo buscar uma aproximação da corporação com os cidadãos. “A maior parte do trabalho da Brigada ocorre em momentos em que a população e as próprias mulheres envolvidas nesse, que é um problema social, estão em situação de vulnerabilidade. Queremos trazer a comunidade para perto da instituição, gerando mais confiança para que as vítimas, vizinhos e familiares possam relatar as ocorrências.”

A procuradora especial da Mulher, Tita (PSDB), explicou que a ação vinha sendo adiada há tempos por conta da pandemia. Segundo a vereadora, o mau tempo impediu as atividades externas, mas ela considerou importante marcar presença no bairro, porque nem sempre as pessoas têm acesso à Câmara de Vereadores. “Estamos plantando uma semente, pois aqueles que vêm levam informações aos demais. Queremos que a comunidade saiba que os órgãos públicos estão aqui, querendo contribuir e prestar os serviços de forma gratuita. É um chamado para que as mulheres saiam de dentro de casa, dividam seus problemas com outras mulheres e saibam que existem serviços especializados para acolhê-las”, enfatizou.

Outro serviço disponível no evento foi o de orientação sobre planejamento familiar. A coordenadora do setor no município, Roberta Frank, falou sobre a importância das famílias avaliarem o momento no qual querem ter filhos. De acordo com a enfermeira, é fundamental que as mulheres procurem as unidades de saúde antes mesmo de iniciar a vida sexual, tanto para evitarem gravidez indesejada quanto para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Já a psicóloga Rosangela Scurssel, representando o Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), destacou o enfrentamento ao uso de substâncias psicoativas como forma de coibir a violência de gênero. “Sempre acreditei que os serviços precisam chegar aos usuários, pois dificilmente quem necessita está em condições de ir aos órgãos competentes. E muitas vezes eles nem conhece a rede, não sabem quem procurar. Está comprovado que 75% dos casos estão ligado ao consumo de álcool e drogas.”

O diretor da Unidade de Gestão de Projetos de Prevenção à Violência da Prefeitura, Roberto Daniel Bota, afirmou que a Baci engloba projetos para diversas faixas etárias, com o objetivo de levar uma cultura de paz às comunidades. São duas unidades-piloto, no Kephas e na Santo Afonso, abertas para a promoção de políticas públicas visando melhorar a segurança desses bairros. O local abriga o grupo intergeracional de mulheres e também o projeto de defesa pessoal Elas por Elas.

Para fechar o evento, a diretora de Políticas Públicas para as Mulheres do Rio Grande do Sul, Bianca Feijó, comandou uma roda de conversa com as presentes. Ela garantiu a intenção do Estado de investir em mais 54 Centros de Referência de Atendimento à Mulher (Cram). “Hoje, dos 497 municípios, somente 26 possuem esse espaço. Entendemos que a vida acontece dentro do município. Aqui as mulheres pedem ajuda, aqui é que elas vão buscar o serviço público. Nada mais justo que a gente fortaleça esses municípios”, declarou. Para ela, os Crams são fundamentais, porque as vítimas não querem ir a uma delegacia. “A maioria precisa de um centro para se sentir acolhida e encorajada, buscando um suporte para sair desse ciclo de violência doméstica”, finalizou.

A próxima edição do Domingo por Elas ocorrerá no bairro Canudos.

Laço Lilás

Criada em 2017, a Rede Integrada Laço Lilás reúne entidades voltadas para o atendimento a vítimas de violência de gênero. O grupo tem como meta fazer Novo Hamburgo recuar na lista de líderes de ocorrências no Estado. Com encontros promovidos na sede do Legislativo e organizados pela Procuradoria Especial da Mulher, a rede é composta pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Brigada Militar, Patrulha Maria da Penha, Centro de Referência e Atendimento Creas/Viva Mulher, Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (Nadim) e Laços de Vida, ambos da Feevale, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher), Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher (Comdim) e dos Direitos e Cidadania do Idoso (CMDCI), Comissões da Mulher e da Criança e Adolescente da OAB/NH, Conselho Tutelar, Guarda Municipal e coletivos femininos.